A empresa classificou as alegações como "totalmente falsas", reafirmando a robustez das suas defesas contra ciberameaças.

Nos últimos dias, circularam notícias que indicavam que a Google teria enviado um aviso a todos os utilizadores do Gmail sobre um grave problema de segurança, sugerindo um ataque de phishing de larga escala.

A situação levou a empresa a publicar um comunicado oficial para clarificar a situação.

“Queremos assegurar os nossos utilizadores que as proteções do Gmail são fortes e eficazes. Foram partilhadas recentemente várias alegações imprecisas que afirmavam incorretamente que enviámos um aviso a todos os utilizadores do Gmail sobre um grande problema de segurança no Gmail.

Isto é totalmente falso”, afirmou a gigante tecnológica.

A empresa acrescentou que as suas defesas continuam a bloquear mais de 99,9% dos ataques de phishing e software malicioso antes que cheguem aos utilizadores. A origem do alarme parece estar relacionada com a amplificação de um incidente real, mas de menor dimensão, ocorrido no final de junho, quando a Google notificou um grupo específico de pessoas afetadas por uma campanha de phishing. No entanto, os relatos mais recentes extrapolaram a situação, criando a perceção de uma ameaça generalizada que a Google insiste não se verificar.

A empresa concluiu o seu comunicado apelando a que “as conversas sobre este tema sejam precisas e baseadas em factos”, destacando o desafio de combater a desinformação no campo da cibersegurança.