Consequentemente, foram detetadas campanhas de 'vishing', onde atacantes se fazem passar por funcionários da Google em chamadas telefónicas para convencer as vítimas a redefinir e partilhar a sua palavra-passe. Perante este cenário, a Google recomenda que os utilizadores alterem a sua palavra-passe, ativem a verificação em duas etapas, revejam os dados de recuperação da conta e utilizem a ferramenta Security Checkup para obter recomendações de segurança personalizadas.
Google Nega Ataque Massivo ao Gmail mas Alerta para Fraudes Telefónicas
A Google emitiu um desmentido oficial face a rumores alarmantes sobre uma falha de segurança massiva no Gmail, assegurando que as suas proteções permanecem robustas. No entanto, a empresa recomendou que os utilizadores alterem as suas palavras-passe devido a uma violação de dados anterior numa plataforma de terceiros e a um aumento de campanhas de fraude por telefone ('vishing'). Nos últimos dias, circularam relatos sobre um ataque de 'phishing' em massa que teria como alvo os 2,5 mil milhões de utilizadores do Gmail. Num comunicado oficial, a Google classificou estas alegações como “totalmente falsas”, reforçando que as suas “proteções continuam a bloquear mais de 99,9% dos ataques de 'phishing' e de software malicioso”. A origem da confusão parece estar num incidente real, mas distinto: um ciberataque em junho de 2025 ao grupo ShinyHunters contra uma base de dados da Salesforce utilizada pela Google. Embora a empresa garanta que este ataque não expôs informações de utilizadores do Gmail, mas sim dados empresariais, abriu uma porta para campanhas de engenharia social.



Artigos
5Ciência e Tecnologia
Ver mais
Evolução. Agricultura usa ciência e tecnologia como novas ferramentas de cultivo e busca o equilíbrio entre produtividade e procura, num mundo em mudança que exige sustentabilidade, preços competitivos e qualidade sem desperdício

A ONU criou há 33 anos a entidade responsável pelas cimeiras do clima, as COP, mas 30 reuniões depois as emissões de gases com efeito de estufa batem recordes e 2024 foi o ano mais quente já registado.

O Aston Martin DB4 esteve em produção de 1958 a 1963 ao longo de cinco … Ler mais O conteúdo O único Aston Martin DB4 desenhado pela marca britânica aparece primeiro em Jornal dos Clássicos.

Associações ambientalistas portuguesas coincidem na ideia de que bons resultados na conferência do clima no Brasil, COP30, seriam compromissos reais e vinculativos e também muita ambição na luta climática.






