A Procuradoria-Geral da República (PGR), através do Gabinete Cibercrime, já emitiu um alerta sobre esta burla, instando os cidadãos a ignorar e apagar as mensagens fraudulentas.
A fraude começa com o envio de mensagens de texto (SMS) para destinatários indiscriminados.
As mensagens, que aparentam ser enviadas pelo Continente, informam o utilizador de que tem uma recompensa por pontos acumulados no Cartão Continente que está prestes a expirar.
Para não perder a suposta vantagem, a vítima é incitada a aceder a um link malicioso, que contém sempre a expressão "cartaocontinente" para parecer legítimo.
Ao clicar no link, o utilizador é redirecionado para uma página falsa onde lhe são solicitados os dados do seu cartão de crédito ou débito. O Ministério Público esclarece que estas mensagens não têm origem no Continente e são expedidas a partir de números de telefone mascarados. A recomendação para quem receber estas mensagens é clara: ignorar, apagar e não responder.
Caso alguém já tenha fornecido os seus dados bancários, deve contactar imediatamente o banco emissor para cancelar o cartão e prevenir transações fraudulentas.
Este esquema de phishing explora a confiança numa marca amplamente reconhecida para criar um sentido de urgência e levar as vítimas a agir sem pensar.













