Recentemente, várias campanhas em Portugal têm explorado a confiança dos consumidores em marcas conhecidas, enquanto novos esquemas visam especificamente o ambiente empresarial.
Uma das campanhas mais proeminentes, alvo de um alerta do Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República, utiliza o nome dos supermercados Continente. As vítimas recebem mensagens fraudulentas sobre supostas vantagens no cartão de fidelização, sendo encaminhadas para um site falso que solicita dados de cartões bancários. Um esquema semelhante foi identificado usando a identidade da empresa de entregas DHL, onde um email falso informa sobre uma encomenda devolvida e exige um pequeno pagamento para a recuperar, com o objetivo de roubar informações financeiras.
A sofisticação destas ameaças estende-se ao ambiente de trabalho.
Especialistas alertaram para uma nova burla em que criminosos se fazem passar por apoio técnico da Microsoft através de chamadas no Microsoft Teams.
Com um tom alarmista, solicitam acesso remoto ao computador da vítima para, alegadamente, resolver um problema técnico, conseguindo assim roubar dados ou instalar ransomware.
Outra tática emergente visa o WhatsApp Business, onde contas falsas se fazem passar por canais oficiais de empresas para enganar os clientes.
Para combater estas ameaças, a Microsoft anunciou que o Teams passará a alertar os utilizadores sempre que uma mensagem contiver uma ligação considerada perigosa.














