Uma atualização de 'software' 'over-the-air' (OTA) destinada a modelos Jeep Wrangler 4xe causou falhas críticas, deixando vários veículos imobilizados em plena estrada. O incidente, que ocorreu após a instalação de uma nova versão do 'software' do sistema de infoentretenimento, levanta sérias questões sobre a segurança e os processos de teste de atualizações remotas na crescente indústria de veículos conectados. Proprietários dos veículos híbridos relataram que, após a atualização, os seus carros perderam potência de forma súbita durante a condução, parando em locais potencialmente perigosos, incluindo em autoestradas a velocidades elevadas.
A falha não se limitava a veículos parados, ocorrendo precisamente enquanto circulavam.
A campanha de 'phishing' que parece ter começado durante o fim de semana para atrasar a deteção, convenceu as vítimas a instalar uma suposta versão mais segura do 'software' que, na realidade, instalava uma ferramenta de acesso remoto.
Em resposta às numerosas queixas, a Jeep suspendeu a distribuição da atualização e recomendou que os utilizadores que já a tinham recebido a ignorassem. Aos que ainda não a tinham instalado, foi aconselhado que evitassem utilizar os modos híbrido e elétrico até à disponibilização de uma correção.
A empresa já lançou uma versão revista do 'software' para resolver o problema e está a investigar a origem da falha.
Este episódio evidencia os riscos associados à crescente complexidade dos sistemas eletrónicos nos veículos e a importância de testes rigorosos antes da distribuição remota de atualizações que podem impactar funções críticas do veículo.
Em resumoA falha na atualização de 'software' da Jeep serve como um alerta para os perigos físicos que podem resultar de 'bugs' em veículos conectados. O incidente sublinha a necessidade crítica de processos de teste e validação extremamente rigorosos antes da implementação de atualizações OTA, especialmente quando estas podem, direta ou indiretamente, afetar a segurança e a operacionalidade do veículo.