A conclusão consta no mais recente 'Microsoft Digital Defense Report', que analisa as tendências de cibersegurança entre julho de 2024 e junho de 2025. Segundo o relatório, a IA generativa está a ser aproveitada para “automatizar campanhas de ‘phishing’, escalar técnicas de engenharia social, criar conteúdos sintéticos, identificar vulnerabilidades mais rapidamente e desenvolver software malicioso adaptativo”. A Microsoft identificou em julho mais de 200 casos de agentes estrangeiros a utilizarem IA para criar conteúdos falsos online, mais do dobro do número registado no mesmo período de 2024. A Coreia do Norte, por exemplo, foi pioneira no uso de IA para criar identidades falsas, permitindo que os seus agentes se candidatem a empregos remotos na área da tecnologia para roubar segredos ou instalar malware. Joe Levy, CEO da Sophos, corrobora esta tendência, afirmando que os cibercriminosos estão a usar IA para melhorar a sofisticação de ataques de engenharia social. No entanto, Levy destaca que “a boa notícia” é que a IA também está a ser utilizada “para melhorar as defesas, para melhorar a descoberta de vulnerabilidades no 'software' e para encontrar pontos fracos”. A Microsoft também reforça que recorre à IA para detetar ameaças e manobras de 'phishing', sublinhando a importância de uma abordagem proativa para que os defensores se mantenham “um passo à frente dos adversários”.
Atores Estatais Usam IA para Intensificar Ciberataques, Alerta Microsoft
A Rússia, a China, o Irão e a Coreia do Norte estão a utilizar cada vez mais a Inteligência Artificial (IA) para automatizar e melhorar a sofisticação dos seus ciberataques, visando principalmente os Estados Unidos e os seus aliados.



Artigos
5
Uma engenheira paraplégica alemã embarcou, no último sábado, num voo espacial com outros cinco passageiros, deixando a sua cadeira de rodas para trás para flutuar no espaço enquanto contemplava a Terra do alto. Um acidente de bicicleta de montanha deixou-a gravemente ferida há sete anos. Michaela Benthaus tornou-se agora na primeira utilizadora de cadeira de rodas no espaço, lançando-se do oeste do Texas com a empresa Blue Origin, de Jeff Bezos. A mulher foi acompanhada por um executivo aposent

Ana Marta Gonçalves é investigadora do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Universidade de Coimbra, onde desenvolve trabalho nas áreas da ecologia aquática e marinha, ecotoxicologia e biotecnologia. Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp. Publicidade e donativos Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para […] O conteúdo ScienceCast: Algas, ciência e inovação sustentável aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Preparados para mais um Passatempo? Ghost of Yōtei é o jogo que se segue e que podes tentar ganhar! Em parceria com a PlayStation Portugal, temos uma cópia do jogo Ghost of Yōtei para a PlayStation 5 para vos oferecer. Para seres um dos contemplados, basta seguir o Instagram da Portugal Gamers dar um gosto/like no Facebook da Portugal […] O conteúdo Passatempo 12º Aniversário – Ghost of Yōtei aparece primeiro em Portugal Gamers.

As brincadeiras fazem-se com elfos que ganham vida no Natal e peluches conversadores. Nos TPCs, o algoritmo também ajuda. Histórias de quem adere, com muita cautela. Especialistas alertam para os riscos de dependência de feedback imediato.







