A Mango assegurou que os seus sistemas internos e os dados financeiros dos clientes não foram afetados. Após a deteção do ataque, a empresa ativou imediatamente os seus protocolos de segurança e notificou as autoridades competentes, incluindo a Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD).

Num comunicado enviado por email aos clientes, a Mango alertou para a possibilidade de receberem mensagens suspeitas e aconselhou-os a manterem-se vigilantes.

O incidente realça a vulnerabilidade do setor do retalho, que tem registado um aumento significativo de ciberataques devido à digitalização das vendas e ao grande volume de dados pessoais geridos. Este caso específico sublinha os riscos associados à partilha de dados com fornecedores externos, que se tornam um ponto fraco na cadeia de segurança. A Cybersecurity Ventures estima que o custo global do cibercrime poderá atingir um bilião de dólares anuais até 2025, reforçando a necessidade de as empresas investirem em medidas de proteção robustas e na sensibilização dos seus clientes.