A Amazon explicou que um "defeito latente no sistema automatizado de gestão de DNS" do serviço Amazon DynamoDB causou uma série de falhas em cascata que se prolongaram por mais de 14 horas para alguns serviços. A falha afetou uma vasta gama de plataformas, incluindo Snapchat, Fortnite, Reddit, a assistente Alexa, e até portais governamentais e bancários no Reino Unido.

O impacto foi tão vasto que reacendeu o debate sobre a centralização excessiva da internet.

Alguns artigos associaram a gravidade e a demora na resolução do problema a recentes cortes de pessoal na unidade de computação em nuvem da AWS e a uma crescente dependência de sistemas de inteligência artificial para a gestão de infraestruturas, notando que a correção da falha exigiu "intervenção manual do operador". Peritos em cibersegurança, como Rui Duro da Check Point, sublinharam que o incidente serve como "um lembrete de que o mundo digital não tem fronteiras" e reforçaram a necessidade de as empresas adotarem estratégias de redundância, como arquiteturas multi-cloud, e de manterem planos de contingência robustos para garantir a continuidade do negócio.

O episódio demonstrou como uma avaria técnica localizada pode ter consequências globais, paralisando temporariamente uma parte significativa da atividade digital.

**Fontes**

1.

Não mencionado

2. Não mencionado

3. Não mencionado

4. Não mencionado

5. Não mencionado