Quando uma mensagem potencialmente fraudulenta é detetada, a plataforma exibirá avisos e sugerirá que o utilizador a reencaminhe para uma análise pela Meta AI.

Além disso, serão emitidos alertas específicos contra a transferência de dinheiro ou vouchers para contactos desconhecidos.

No WhatsApp, a proteção foca-se nas videochamadas.

A aplicação passará a exibir um aviso sempre que um utilizador tentar partilhar o ecrã com alguém que não esteja na sua lista de contactos, recomendando que tal ação só seja feita com pessoas de confiança.

Estas medidas surgem em resposta a um aumento significativo de atividades fraudulentas.

A Meta revelou que, desde o início de 2025, já detetou e desmantelou quase 8 milhões de contas associadas a centros de fraude localizados principalmente no Sudeste Asiático e nos Emirados Árabes Unidos. A empresa tomou ainda medidas contra mais de 21.000 páginas no Facebook que se faziam passar por figuras públicas ou marcas para enganar utilizadores.

As novas funcionalidades representam um esforço para combater a sofisticação crescente das burlas online, capacitando os utilizadores com mais informação e ferramentas de proteção.

**Fontes**

1.

Não mencionado

2. Não mencionado

3. Não mencionado

4. Não mencionado

5. Não mencionado