No entanto, esta capacidade de agir autonomamente e de armazenar dados de navegação acendeu alarmes entre especialistas em segurança. Quase de imediato, foi classificado como um “pesadelo de privacidade”, com tecnólogos a demonstrar que a IA poderia reter informações confidenciais das sessões de navegação sem uma filtragem adequada. Adicionalmente, foi descoberta uma vulnerabilidade específica, apelidada de “AI Sidebar Spoofing”, que poderia ser explorada para enganar o agente de IA e levá-lo a executar instruções maliciosas a partir de websites comprometidos. A política de dados do Atlas também indica que o conteúdo navegado pode ser utilizado para treinar os modelos da OpenAI, embora esta opção possa ser desativada pelo utilizador. Com este lançamento, a OpenAI não só desafia o domínio da Google, mas também introduz um novo paradigma de riscos de segurança associados a uma IA mais proativa e integrada na experiência de navegação.
OpenAI Lança Navegador ChatGPT Atlas, Desafiando o Chrome com Preocupações de Privacidade
A OpenAI entrou oficialmente na “guerra dos navegadores” com o lançamento do ChatGPT Atlas, uma aplicação que integra inteligência artificial (IA) de forma nativa para reinventar a interação com a web, mas que levanta desde logo sérias preocupações de privacidade e segurança. Disponível inicialmente para macOS, o Atlas distingue-se dos concorrentes como o Chrome com Gemini ou o Edge com Copilot por incorporar uma IA “agêntica”, capaz de executar ações em nome do utilizador, como agendar eventos ou processar compras, e não apenas fornecer informações. O navegador introduz funcionalidades como uma “memória” que retém o contexto de sessões anteriores para oferecer respostas mais personalizadas.



Artigos
5
Uma engenheira paraplégica alemã embarcou, no último sábado, num voo espacial com outros cinco passageiros, deixando a sua cadeira de rodas para trás para flutuar no espaço enquanto contemplava a Terra do alto. Um acidente de bicicleta de montanha deixou-a gravemente ferida há sete anos. Michaela Benthaus tornou-se agora na primeira utilizadora de cadeira de rodas no espaço, lançando-se do oeste do Texas com a empresa Blue Origin, de Jeff Bezos. A mulher foi acompanhada por um executivo aposent

Ana Marta Gonçalves é investigadora do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Universidade de Coimbra, onde desenvolve trabalho nas áreas da ecologia aquática e marinha, ecotoxicologia e biotecnologia. Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp. Publicidade e donativos Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para […] O conteúdo ScienceCast: Algas, ciência e inovação sustentável aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Preparados para mais um Passatempo? Ghost of Yōtei é o jogo que se segue e que podes tentar ganhar! Em parceria com a PlayStation Portugal, temos uma cópia do jogo Ghost of Yōtei para a PlayStation 5 para vos oferecer. Para seres um dos contemplados, basta seguir o Instagram da Portugal Gamers dar um gosto/like no Facebook da Portugal […] O conteúdo Passatempo 12º Aniversário – Ghost of Yōtei aparece primeiro em Portugal Gamers.

As brincadeiras fazem-se com elfos que ganham vida no Natal e peluches conversadores. Nos TPCs, o algoritmo também ajuda. Histórias de quem adere, com muita cautela. Especialistas alertam para os riscos de dependência de feedback imediato.







