No Messenger, a empresa começou a testar um sistema avançado de deteção de burlas que exibirá avisos em conversas suspeitas.

Os utilizadores serão incentivados a reencaminhar mensagens potencialmente fraudulentas para a Meta AI para análise e receberão alertas para não transferirem dinheiro ou vouchers para contactos desconhecidos. Para o WhatsApp, uma das principais novidades é um alerta que surge quando um utilizador tenta partilhar o ecrã durante uma videochamada com alguém que não consta da sua lista de contactos. A notificação recorda que esta funcionalidade só deve ser utilizada com pessoas de confiança, uma vez que pode expor informações sensíveis. Esta iniciativa surge numa altura em que a Meta intensifica o combate a redes de cibercrime. A empresa revelou que, desde o início de 2025, já identificou e desmantelou quase 8 milhões de contas associadas a centros de fraude, localizados maioritariamente no Sudeste Asiático (Myanmar, Laos, Camboja, Filipinas) e nos Emirados Árabes Unidos.

Além disso, foram tomadas medidas contra mais de 21.000 páginas no Facebook que se faziam passar por estas operações fraudulentas, evidenciando a escala do problema.