Portugal Cria Centro de Competências de Cibersegurança na Região Centro
A Região Centro de Portugal reforçou a sua resiliência digital com a criação do Centro de Competências de Cibersegurança (CCC-Centro), um consórcio financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para apoiar empresas e entidades públicas no combate às ciberameaças. O consórcio é constituído por várias instituições de ensino superior, incluindo as Universidades de Aveiro e da Beira Interior, e os Institutos Politécnicos de Leiria, Tomar e Castelo Branco, juntamente com o Instituto de Telecomunicações e o TICE.PT. Com um financiamento de cerca de 1,15 milhões de euros do PRR, o CCC-Centro tem como missão apoiar 387 entidades, entre as quais pequenas e médias empresas (PME) e organismos da Administração Pública, na identificação, avaliação e mitigação de riscos cibernéticos. O apoio será materializado através de formação especializada, consultoria técnica, gestão de incidentes e projetos de investigação e desenvolvimento. Esta iniciativa está integrada na Estratégia Nacional C-Network, liderada pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), que visa reforçar a maturidade digital de aproximadamente 2.000 entidades em todo o país até março de 2026. João Paulo Barraca, professor da Universidade de Aveiro e coordenador do projeto, descreveu o centro como um “polo de inovação, cooperação e conhecimento” que irá reforçar a soberania tecnológica nacional e promover a competitividade da região. As primeiras ações do CCC-Centro incluem o lançamento de um podcast e de workshops online sobre temas como a Diretiva NIS 2 e a resposta a incidentes.



Artigos
4
Uma engenheira paraplégica alemã embarcou, no último sábado, num voo espacial com outros cinco passageiros, deixando a sua cadeira de rodas para trás para flutuar no espaço enquanto contemplava a Terra do alto. Um acidente de bicicleta de montanha deixou-a gravemente ferida há sete anos. Michaela Benthaus tornou-se agora na primeira utilizadora de cadeira de rodas no espaço, lançando-se do oeste do Texas com a empresa Blue Origin, de Jeff Bezos. A mulher foi acompanhada por um executivo aposent

Ana Marta Gonçalves é investigadora do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Universidade de Coimbra, onde desenvolve trabalho nas áreas da ecologia aquática e marinha, ecotoxicologia e biotecnologia. Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp. Publicidade e donativos Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para […] O conteúdo ScienceCast: Algas, ciência e inovação sustentável aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Preparados para mais um Passatempo? Ghost of Yōtei é o jogo que se segue e que podes tentar ganhar! Em parceria com a PlayStation Portugal, temos uma cópia do jogo Ghost of Yōtei para a PlayStation 5 para vos oferecer. Para seres um dos contemplados, basta seguir o Instagram da Portugal Gamers dar um gosto/like no Facebook da Portugal […] O conteúdo Passatempo 12º Aniversário – Ghost of Yōtei aparece primeiro em Portugal Gamers.

As brincadeiras fazem-se com elfos que ganham vida no Natal e peluches conversadores. Nos TPCs, o algoritmo também ajuda. Histórias de quem adere, com muita cautela. Especialistas alertam para os riscos de dependência de feedback imediato.







