LinkedIn Começa a Utilizar Dados de Utilizadores para Treinar Modelos de IA
A rede social profissional LinkedIn iniciou a utilização de dados dos seus utilizadores, incluindo informações de perfis, currículos e publicações, para treinar os modelos de inteligência artificial da Microsoft. A medida, que segue uma tendência de outras grandes plataformas, levanta questões sobre privacidade e controlo de dados, embora a empresa disponibilize mecanismos para os utilizadores recusarem esta utilização. A intenção de usar os conteúdos da plataforma para o treino de IA já tinha sido anunciada, e a sua implementação foi agora confirmada. Por defeito, a opção de partilha de dados está ativada para todos os utilizadores. No entanto, quem pretender impedir que as suas informações sejam utilizadas para este fim tem duas formas de o fazer. A primeira consiste em preencher um formulário específico, disponível no centro de ajuda do LinkedIn, para solicitar que os dados já processados sejam excluídos dos conjuntos de treino. A segunda forma, que impede a utilização de novos conteúdos partilhados a partir de agora, passa por aceder às definições da conta, navegar até à secção "Privacidade dos dados" e, em seguida, selecionar a opção "Dados para aprimoramento da IA generativa", onde é possível desativar a partilha. Esta prática alinha o LinkedIn com outras gigantes tecnológicas, como a Meta, que em maio começou a usar dados de utilizadores da União Europeia para treinar os seus próprios modelos de IA. A tendência da indústria de aproveitar os vastos repositórios de dados gerados pelos utilizadores para acelerar o desenvolvimento da IA generativa coloca uma responsabilidade acrescida sobre os próprios utilizadores, que devem estar atentos e gerir ativamente as suas definições de privacidade para controlar o uso das suas informações.



Artigos
9
Ana Marta Gonçalves é investigadora do Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Universidade de Coimbra, onde desenvolve trabalho nas áreas da ecologia aquática e marinha, ecotoxicologia e biotecnologia. Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp. Publicidade e donativos Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar o jornal online NotíciasdeAveiro.pt. Siga o link para […] O conteúdo ScienceCast: Algas, ciência e inovação sustentável aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Preparados para mais um Passatempo? Ghost of Yōtei é o jogo que se segue e que podes tentar ganhar! Em parceria com a PlayStation Portugal, temos uma cópia do jogo Ghost of Yōtei para a PlayStation 5 para vos oferecer. Para seres um dos contemplados, basta seguir o Instagram da Portugal Gamers dar um gosto/like no Facebook da Portugal […] O conteúdo Passatempo 12º Aniversário – Ghost of Yōtei aparece primeiro em Portugal Gamers.

As brincadeiras fazem-se com elfos que ganham vida no Natal e peluches conversadores. Nos TPCs, o algoritmo também ajuda. Histórias de quem adere, com muita cautela. Especialistas alertam para os riscos de dependência de feedback imediato.

Vince Zampella, cocriador de jogos icónicos como "Call of Duty" e "Battlefield", morreu num acidente de carro na Califórnia. Zampella, que tinha 55 anos, era uma figura influente na indústria dos videojogos.






