Um investigador já tinha alertado a Meta (então Facebook) para o mesmo problema em 2017, mas a empresa desvalorizou o aviso. Apenas após a notificação formal dos investigadores austríacos em abril de 2025 é que a Meta implementou contramedidas, em outubro, para limitar o número de pesquisas. Adicionalmente, o estudo detetou a utilização de chaves de encriptação idênticas em milhões de contas, principalmente na China, o que sugere o uso generalizado de clientes não oficiais da aplicação que comprometem a segurança da encriptação ponto a ponto. Este caso expõe os riscos estruturais associados ao uso de números de telefone como identificadores únicos e a lentidão na resposta a falhas de segurança conhecidas.
Vulnerabilidade no WhatsApp Expõe 3,5 Mil Milhões de Números de Telefone
Uma vulnerabilidade crítica na arquitetura do WhatsApp permitiu a exposição dos números de telefone de 3,5 mil milhões de utilizadores a nível global, incluindo cerca de 10 milhões em Portugal. A falha, que esteve explorável durante sete anos apesar de alertas prévios, reabriu o debate sobre a segurança de dados em plataformas de mensagens massificadas. A investigação, conduzida por especialistas da Universidade de Viena, revelou que o mecanismo de descoberta de contactos da aplicação podia ser explorado para realizar consultas massivas e automatizadas. Este método permitiu aos investigadores gerar e testar até 100 milhões de números de telefone por hora, confirmando a sua associação a contas ativas no WhatsApp. A recolha de dados não se limitou aos números; em 57% dos casos, foi possível aceder às fotografias de perfil, e em quase um terço, à descrição de estado da conta. A gravidade do incidente é acentuada pelo facto de a vulnerabilidade não ser nova.



Artigos
5
A Bandai Namco anunciou Bleach: Mirrors High, um novo jogo agendado para o verão de 2026 para dispositivos iOS e Android. Ler mais

O Governo definiu em junho que, até 2023, o setor dos transportes deve ter uma quota de energia renovável de pelo menos 29% ou reduzir a intensidade dos gases com efeito de estufa em 14,5%.

O Huawei Watch 10th Anniversary Edition serve para marcar o décimo aniversário do lançamento do primeiro relógio inteligente da empresa chinesa. De momento será um exclusivo da China e ainda não foram anunciados planos para lançar este relógio nos mercados internacionais.

A Atlus atualizou a versão Nintendo Switch 2 de Persona 3 Reload para introduzir um novo modo a 60fps, uma muito desejada melhoria, que infelizmente chega acompanhada de um asterisco. Ler mais


