As informações indicam que a medida abrangerá toda a linha iPhone 17, incluindo os modelos Pro, e não apenas o suposto iPhone 17 Air, uma versão mais fina.

A eliminação da ranhura para o cartão SIM físico oferece vantagens técnicas, como a libertação de espaço interno que pode ser utilizado para componentes adicionais ou baterias de maior capacidade, uma maior resistência a poeiras e líquidos, e segurança reforçada, uma vez que o eSIM não pode ser fisicamente removido em caso de roubo. Adicionalmente, facilita a gestão de múltiplos perfis de operadoras. Contudo, a transição na Europa enfrenta desafios, como a adoção desigual da tecnologia entre os países, o suporte limitado por parte de algumas operadoras mais pequenas e a diversidade nos métodos de ativação. A formação intensiva das equipas de vendas é vista como um passo crucial para mitigar estes obstáculos e assegurar uma transição suave para os consumidores.

Esta estratégia reflete o padrão histórico da Apple de forçar a adoção de novas tecnologias no mercado, tal como fez ao remover a porta de áudio de 3,5 mm.