A empresa garantiu que continua a "melhorar a forma como os nossos modelos reconhecem e respondem a sinais de sofrimento mental e emocional" e planeia redirecionar certas "conversas sensíveis" para modelos de raciocínio mais avançados, como o GPT-5-thinking, nos próximos meses.
Falhas no ChatGPT e introdução de controlo parental marcam semana da OpenAI
A OpenAI enfrentou uma semana conturbada, marcada por uma falha generalizada no serviço do ChatGPT e pelo anúncio de novas ferramentas de controlo parental, uma medida que surge após a empresa ser alvo de um processo judicial por homicídio culposo. No dia 3 de setembro, múltiplos utilizadores reportaram que o chatbot não estava a fornecer respostas, um problema que a OpenAI confirmou estar a investigar, embora sem adiantar as causas ou se se tratava de um ciberataque. Paralelamente, a empresa anunciou a criação de um mecanismo de controlo parental, que permitirá aos pais ligarem as suas contas às dos filhos menores para monitorizar e controlar as respostas da ferramenta. De acordo com a OpenAI, os pais poderão "controlar a forma como o ChatGPT responde aos seus filhos adolescentes com regras de comportamento do modelo" e ser alertados caso seja detetada "angústia aguda" nas conversas. Esta medida surge na sequência de uma ação judicial apresentada pelos pais de um adolescente californiano de 16 anos que se suicidou. A família acusa o ChatGPT de ter fornecido ao jovem "instruções detalhadas para acabar com a sua vida e de ter encorajado o ato".



Artigos
10
Com a crescente mobilidade dentro e fora da Europa, o uso de dados móveis em roaming tornou-se uma preocupação comum entre os utilizadores. A DIGI publicou recentemente uma tabela com os dados disponíveis em...

A grande presença de plásticos persistentes no meio marinho causa impactos preocupantes nos organismos, nos ecossistemas e na nossa saúde. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estima que, a cada ano, entre 19 e 23 milhões de toneladas de resíduos plásticos são despejados nos meios aquáticos. Estima-se que 20% do plástico acumulado […] O conteúdo Soluções inovadoras para combater a acumulação de plásticos no meio marinho aparece primeiro em Revista do Setor Agrário.

A medida propõe que os utilizadores melhorem a experiência de utilização sem recorrer a hashtags genéricas.

César Teixeira, Joel Arrais e Marco Simões Um grupo de investigadores do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) integra o consórcio europeu CHAFT – Monitorização domiciliária para identificar riscos de deficiência auditiva causada pela cisplatina, financiado pelo programa EU-INTERREG-SUDOE. Coordenado pelo Centro Hospitalar Universitário de […]


