A iniciativa marca a entrada da empresa no competitivo mercado das redes sociais, com uma proposta inteiramente baseada em conteúdo sintético.

A nova aplicação utiliza o modelo de IA de nova geração da empresa, o Sora 2, para permitir que os utilizadores criem vídeos com até dez segundos de duração a partir de simples comandos de texto. A interface adota um formato de 'feed' vertical com 'scroll', reminiscente do TikTok, mas com uma diferença fundamental: todo o conteúdo é gerado por IA, não sendo possível carregar vídeos a partir do telemóvel.

Atualmente, a aplicação Sora está numa fase de lançamento gradual e controlado, disponível apenas para iPhones nos EUA e Canadá e acessível exclusivamente por convite.

Uma das funcionalidades mais inovadoras é a denominada “cameos”, que permite aos utilizadores, após verificação de identidade, usar a sua própria aparência ou a de amigos em vídeos criados artificialmente, sendo enviada uma notificação sempre que a imagem de alguém é utilizada. A OpenAI expressou a intenção de expandir rapidamente a aplicação para outros territórios, sinalizando uma aposta séria na disrupção do paradigma de criação de conteúdo nas redes sociais. Esta jogada estratégica poderá redefinir o entretenimento digital, substituindo a criação de conteúdo tradicional por uma geração instantânea e personalizada através da inteligência artificial, ao mesmo tempo que levanta novas questões sobre autenticidade e direitos de autor.

Fontes: noticiasaominuto.com, sapo.pt, pplware.sapo.pt, observador.pt, wired.com.