Esta jogada estratégica solidifica a visão da empresa de um ecossistema integrado "Human x Car x Home" e posiciona-a como um novo concorrente no mercado de mobilidade elétrica.

A confirmação foi feita por Xu Fei, vice-presidente do grupo, durante um evento global.

Embora a data de 2027 esteja definida, ainda não foram revelados detalhes sobre os mercados específicos, os modelos que serão lançados ou os preços.

A aposta na Europa é reforçada pela recente inauguração do primeiro centro de Investigação, Desenvolvimento e Design da Xiaomi EV fora da China, localizado em Munique, um dos principais polos da indústria automóvel mundial.

Este centro será crucial para desenvolver veículos de alto desempenho, tecnologias de condução autónoma e soluções de design adaptadas ao mercado europeu.

A entrada da Xiaomi no setor automóvel tem sido um sucesso na China, onde os seus modelos SU7 e YU7 registaram uma forte procura. A empresa pretende replicar este sucesso na Europa, alavancando a sua forte imagem de marca no setor da eletrónica de consumo para se afirmar como um ator relevante na nova era da mobilidade inteligente.

Fontes: razaoautomovel.com, 4gnews.pt, 24horas.pt, autogear.pt, noticiasaominuto.com.