OpenAI Firma Parceria Estratégica com AMD para Impulsionar Infraestrutura de IA
A OpenAI e a AMD anunciaram um acordo plurianual que posiciona a fabricante de semicondutores como uma fornecedora crucial para a infraestrutura de inteligência artificial da criadora do ChatGPT. Esta parceria estratégica, descrita como transformadora, visa escalar massivamente a capacidade computacional necessária para os futuros modelos de IA, marcando um passo significativo na corrida pela supremacia tecnológica. O acordo prevê que a AMD forneça as suas unidades de processamento gráfico (GPU) da linha Instinct à OpenAI, começando com a implementação de um gigawatt de GPUs MI450 na segunda metade de 2026 e expandindo-se para um total de seis gigawatts ao longo de várias gerações de hardware. A magnitude do negócio reflete-se no seu potencial impacto financeiro: executivos da AMD estimam que a parceria poderá gerar dezenas de milhares de milhões de dólares em receitas anuais, com um efeito multiplicador que poderá ultrapassar os 100 mil milhões de dólares em novas receitas nos próximos quatro anos. A notícia provocou uma valorização imediata das ações da AMD, que chegaram a disparar mais de 37% nas negociações de pré-mercado. Um dos aspetos mais notáveis do acordo é a opção concedida à OpenAI de adquirir até 10% do capital social da AMD, através da compra de 160 milhões de ações, dependendo do cumprimento de metas de implementação e do preço das ações da AMD. Sam Altman, CEO da OpenAI, afirmou que "esta parceria é um grande passo na construção da capacidade de computação necessária para realizar todo o potencial da IA". Por sua vez, Lisa Su, CEO da AMD, destacou o entusiasmo da empresa em "fornecer computação de IA em escala massiva". Esta aliança surge num momento em que a OpenAI procura diversificar os seus fornecedores de hardware para suportar os seus ambiciosos projetos, representando um desafio direto ao domínio da Nvidia no mercado de chips para inteligência artificial.



Artigos
7Ciência e Tecnologia
Ver mais
A VW anunciou recentemente que já produziu mais de dois milhões de automóveis equipados com a tecnologia Car2X, cuja conectividade permite a comunicação entre os veículos, alertando os condutores para potenciais perigos no percurso, assumindo-se como uma tecnologia muito relevante para a redução da ocorrência de acidentes rodoviários. O sistema funciona segundo o princípio da […] O conteúdo Dois milhões de VW já “falam” entre si aparece primeiro em AutoGear.

A Ford, conta-se, está a equacionar o fim de produção da F-150 Lightning, versão elétrica da “pick-up” que detém o título de automóvel mais vendido nos EUA, devido às vendas muito reduzidas e às dificuldades na democratização da tecnologia no segundo maior mercado mundial. Esta decisão, confirmando-se, não surpreenderá ninguém, sobretudo depois do anúncio (recente) da pausa por tempo indeterminado na produção da F-150 Lightning, para a marca conseguir fazer mais unidades da “pick-up” com...

Noventa das empresas que enviaram lobistas para os maiores fóruns climáticos internacionais – onde os países se congregam para proteger o clima e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa – foram responsáveis por quase 60% da produção global de petróleo e gás em 2024.

Leão XIV defende que inteligência artificial não pode limitar-se ao laboratórios de pesquisa ou carteiras de investimento Cidade do Vaticano, 07 nov 2025 (Ecclesia) – O Papa exortou hoje à utilização da tecnologia como meio de evangelização, numa mensagem dirigida aos participantes do “Builders AI Forum 2025”, que se realiza na Universidade Pontifícia Gregoriana, […]







