As encomendas já estão abertas, com as primeiras entregas previstas para novembro, marcando uma nova fase na estratégia da marca para o mercado europeu. Esta nova variante, produzida na fábrica da Tesla em Grünheide, na Alemanha, foi concebida para ser mais acessível, o que implicou uma série de cortes no equipamento e nos acabamentos. No interior, o tejadilho panorâmico em vidro, uma imagem de marca da Tesla, foi mantido mas está agora oculto pelo forro do tejadilho.

Os bancos são em tecido resistente, em vez de couro sintético, e perderam os ajustes elétricos e a ventilação.

Outras ausências notáveis incluem o ecrã tátil traseiro de 8 polegadas, o sistema de som premium (reduzido de 15 para 7 altifalantes) e o filtro de ar HEPA. No exterior, o design foi simplificado, com a remoção das barras de luz LED na frente e na traseira, e a adoção de jantes de 18 polegadas de série.

Apesar dos cortes, o Model Y Standard mantém as principais funcionalidades de software, como o acesso remoto pela aplicação, o Modo Sentinela e a preparação para a Condução Autónoma Total (Supervisionada).

Em termos de desempenho, a autonomia anunciada é de 534 km (WLTP), com um consumo de 13,1 kWh/100 km, e a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 7,2 segundos.