Sines Recebe Maior Instalação de Chips de IA da Nvidia na Europa
Portugal vai acolher a primeira e maior instalação na União Europeia dos mais avançados processadores de Inteligência Artificial (IA) da Nvidia. O projeto, liderado pela Start Campus no seu centro de dados em Sines, envolve a instalação de cerca de 12.600 unidades de processamento gráfico (GPU) do modelo Blackwell Ultra GB300, destinadas a alimentar a infraestrutura de IA da Microsoft na Europa. A operação, fruto de uma parceria com a empresa britânica Nscale, está prevista para entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2026 e ocupará a totalidade do primeiro edifício do campus, o SIN01, que já atingiu a sua capacidade máxima. A escolha de Sines foi justificada pela sua "localização estratégica, capacidade de entrega e possibilidade de expansão". O centro de dados foi concebido para suportar computação de alta densidade, com recurso a energia 100% renovável e um sistema de arrefecimento de alta eficiência, condições ideais para operações de IA em grande escala. Este investimento, classificado como de Potencial Interesse Nacional (PIN) e apoiado pela AICEP, reforça o papel de Portugal como um "hub digital europeu", integrando o país na vanguarda das infraestruturas tecnológicas. O projeto SINES Data Center, com um valor total estimado de 8,5 mil milhões de euros, representa um dos maiores investimentos em infraestruturas digitais da Europa. O sucesso desta instalação poderá também fortalecer a candidatura de Portugal para acolher uma das futuras gigafábricas de IA cofinanciadas pela Comissão Europeia, um projeto que prevê um investimento de quatro mil milhões de euros e a utilização de até 100 mil processadores gráficos.



Artigos
5Ciência e Tecnologia
Ver mais
Investigadores alemães criam um modelo inovador de vacaria que respeita o comportamento natural das vacas e melhora o seu bem-estar.

A Comissão Europeia anunciou hoje o financiamento de 132 novos projetos ambientais, incluindo quatro envolvendo portugueses, com mais de 358 milhões de euros, ao abrigo do programa Life para o ambiente e ação climática.

A Bentley confirmou a produção do primeiro Continental GT de tração apenas traseira (e o terceiro Supersports, “etiqueta” que identifica os carros mais desportivos da marca do Grupo Volkswagen). Este automóvel comemora os 100 anos do primeiro Super Spo... The post Bentley Supersports novo em série limitada first appeared on AutoSport.

A marca, especialista em soluções de impressão, identificação e digitalização, foi distinguida com o prémio iF Design Award 2025, na categoria de produto Multifunções Laser. [Leia mais]






