Esta declaração oficial vem dissipar os rumores sobre um possível abandono do mercado de hardware por parte da empresa e aponta para uma estratégia ambiciosa que poderá fundir os mundos das consolas e dos PCs.

De acordo com múltiplos rumores e fontes da indústria, a nova consola, com lançamento previsto para 2027, poderá funcionar como um dispositivo híbrido, com acesso a todo o software Windows. Esta abordagem permitiria não só correr jogos de PC de várias lojas, como a Steam, mas também garantiria retrocompatibilidade total com todos os jogos das gerações anteriores da Xbox (original, 360, One e Series) sem necessidade de streaming.

A recente colaboração com a Asus na consola portátil ROG Ally X, que integra uma interface Xbox sobre o Windows, é vista como uma antevisão desta estratégia. Uma das implicações mais significativas desta fusão seria a provável eliminação da subscrição paga para jogar online, uma vez que o modo multijogador no Windows é tradicionalmente gratuito.

A nível de hardware, espera-se que a consola utilize uma APU da AMD com o nome de código "Magnus", com um design de 10 núcleos, e futuras arquiteturas como Zen 6 e RDNA 5, que prometem grandes ganhos de desempenho em ray tracing e machine learning. A descrição de Sarah Bond de uma "experiência premium e selecionada" pode implicar uma loja com jogos otimizados para o hardware, semelhante ao programa "Great on Deck" da Steam, mas sem limitar o acesso ao ecossistema mais vasto do Windows.