Este projeto-piloto representa um avanço significativo para o futuro da mobilidade elétrica, especialmente para o transporte de longo curso. O projeto, batizado de ‘Charge as you Drive’, está localizado a cerca de 40 quilómetros de Paris e utiliza uma tecnologia de carregamento indutivo dinâmico desenvolvida pela empresa israelita Electreon. Ao longo de 1,5 quilómetros, foram embutidas 900 bobinas de cobre no asfalto que, ao serem ligadas à rede elétrica, criam um campo magnético capaz de transferir energia para veículos equipados com um recetor específico. Os testes iniciais, realizados com um carro, uma carrinha, um camião e um autocarro, revelaram uma potência média de 200 kW, com picos de 300 kW.

Segundo a concessionária Vinci Autoroutes, parceira no consórcio, esta tecnologia poderá permitir o uso de baterias mais leves e baratas, reduzindo o impacto ambiental da sua produção e eliminando a necessidade de longas paragens para recarregar.

A iniciativa insere-se na estratégia nacional francesa para a transição energética.

Um estudo governamental de 2021 concluiu que a utilização generalizada destes sistemas de estrada eletrificada (ERS) poderia reduzir as emissões do transporte de mercadorias em até 86%. Com base nestes dados, o governo francês pretende ter 9.000 quilómetros de estradas eletrificadas até 2035.

Nicolas Notebaert, CEO da Vinci Concessions, afirmou que a tecnologia “acelerará a eletrificação das frotas de veículos pesados e ajudará a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa do setor logístico”.