Esta inovação visa simplificar a navegação em cenários complexos, como autoestradas com múltiplas saídas ou tráfego intenso, e representa um avanço significativo na colaboração entre a indústria automóvel e os gigantes tecnológicos.

O sistema Live Lane Guidance distingue-se das ferramentas de navegação tradicionais, que exibem setas estáticas, ao apresentar uma visualização dinâmica e animada das faixas disponíveis.

Utilizando uma das câmaras frontais do veículo, a IA da Google analisa as marcações da estrada e a sinalização vertical para determinar a posição exata do carro e destacar a faixa que o condutor deve ocupar.

As instruções são apresentadas tanto no painel de instrumentos de 10,2 polegadas como no ecrã central, com o objetivo de reduzir o stress do condutor e evitar manobras de última hora. Segundo Sid Odedra, diretor de UI/UX na Polestar, esta funcionalidade "dá continuidade à nossa estratégia na qual colocamos o condutor no centro da experiência digital".

A funcionalidade será disponibilizada através de uma atualização remota (over-the-air) antes do final do ano, inicialmente nos Estados Unidos e na Suécia, com expansão prevista para outros mercados.

A tecnologia não será exclusiva da Polestar, devendo chegar em breve a outros modelos que utilizem o sistema Android Automotive, consolidando a tendência de veículos cada vez mais definidos por software e conectados a ecossistemas digitais.