Ursula von der Leyen declarou que, à medida que a cooperação se aprofundou, "também se aprofundaram os desequilíbrios", tornando o reequilíbrio da relação uma "necessidade". A UE manifestou preocupação com as "distorções sistémicas persistentes" e o "excesso de capacidade industrial" da China, que resultam num défice comercial superior a 300 mil milhões de euros para o bloco europeu. O Presidente do Conselho Europeu, António Costa, instou o Presidente chinês, Xi Jinping, a usar a sua influência para "pôr fim à guerra de agressão contra a Ucrânia". Pequim, por sua vez, recusou condenar a invasão e criticou as sanções da UE a bancos chineses que alegadamente facilitam o comércio com a Rússia. Xi Jinping reconheceu que as relações atravessam um "momento crítico" e apelou a "escolhas estratégicas corretas", defendendo a procura de "convergências, mesmo mantendo divergências". A cimeira reflete um clima de desconfiança mútua, com a UE a olhar cada vez mais para a China como um "rival sistémico", apesar da necessidade de cooperação em áreas como as alterações climáticas.
Cimeira UE-China Evidencia Tensões e Desequilíbrios na Relação Bilateral
A 25.ª cimeira entre a União Europeia e a China, realizada em Pequim, revelou profundas tensões económicas e geopolíticas, com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a alertar que a relação atingiu um "ponto de inflexão". Apesar de celebrar 50 anos de relações diplomáticas, o encontro foi dominado por apelos europeus para um reequilíbrio comercial e pela preocupação com o apoio de Pequim a Moscovo na guerra contra a Ucrânia.



Artigos
12Política
Ver mais
Rui Caetano, nomeado presidente dos SMAS, mantém relação amorosa com Eunice Baeta, vereadora eleita pela IL.

Montenegro dramatiza discussão na especialidade, colocando na oposição o ónus de salvaguardar as contas públicas.

O cano verte, nós desenrascamos e aguenta mais uns tempos - poupamos uns trocos. Somos os maiores! Mas, esse espírito vai desde a canalização ao governo, dá-se um jeitinho e logo se vê.

A greve deve causar dano para impedir o retrocesso civilizacional. Faz sentido, principalmente quando os danos são causados a outras pessoas, porque ficam sem transportes, sem consultas, sem creches.






