Durante um diálogo com o seu homólogo angolano, João Lourenço, o Presidente português defendeu um "novo empenho europeu na compreensão de África", salientando que a cooperação é "inevitável" em áreas como a transição digital e energética. João Lourenço, por sua vez, destacou que a Europa "pode fazer mais e melhor" em África, um continente com um enorme potencial demográfico e de recursos. Argumentou que o investimento europeu em África poderia evitar a imigração irregular, permitindo que os jovens africanos sirvam o mundo em melhores condições. O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, reforçou esta visão, projetando que "400 milhões de africanos vão falar português em 2100" e que "não há futuro para a humanidade sem África". O ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acrescentou que a Europa tem uma "oportunidade histórica de olhar para África como um continente de grandes oportunidades" e não apenas de risco. A cimeira UE-União Africana, agendada para novembro em Luanda, foi apontada como um momento crucial para fortalecer esta parceria.
Fórum EurAfrican Apela a um "Novo Empenho" da Europa em África
O 8.º Fórum EurAfrican, realizado em Carcavelos, serviu de palco para um apelo veemente a uma maior cooperação e investimento da União Europeia em África, com os Presidentes de Portugal e de Angola a defenderem uma parceria estratégica para o futuro. Marcelo Rebelo de Sousa criticou a UE por estar por vezes "concentrada demais em si mesma, no seu umbigo", perdendo a "visão do mundo" e a importância da relação com o continente africano.



Artigos
11
Depois de a gestão dos fundos europeus ter “canibalizado” o trabalho destas estruturas, o Governo quer que recuperem o ímpeto de planear o “desenvolvimento regional” com cinco novos “vices”.

Bruno Gonçalves (PS) é o recordista em Bruxelas. Não diz quanto ganham assessores, mas sabe-se que tem €30.769 por mês para pagar pessoal

"Mais de meio século depois do 25 de Abril, muitas das expectativas de justiça e de dignidade social continuam por cumprir" | Texto de opinião de Vitalino José Santos

Marcelo Rebelo de Sousa convocou o Conselho de Estado para discutir conflito na Europa, contudo André Ventura pede o adiamento da reunião. Ainda, FC Porto multado após polémica com Fábio Verissímo.







