António Costa reiterou que "o Japão foi o primeiro país da região a concluir uma parceria estratégica e de defesa com a UE", e que o bloco está "determinado" a aprofundá-la. As negociações para um acordo sobre segurança da informação estão em curso, bem como o compromisso de intensificar a cooperação em segurança marítima, cibernética e indústria de defesa. Ursula von der Leyen anunciou o primeiro diálogo industrial de defesa entre a UE e o Japão para o próximo ano, com o objetivo de "reduzir dependências" e construir ecossistemas de defesa mais robustos. Um dos resultados concretos da cimeira foi o lançamento de uma "aliança pela competitividade", que visa reforçar o comércio bilateral, melhorar as cadeias de abastecimento e fazer frente comum a práticas comerciais desleais. Ambos os lados reafirmaram a sua condenação à invasão russa da Ucrânia e as suas preocupações com a situação nos mares da China, condenando "qualquer tentativa de alteração unilateral do 'status quo' pela força".
União Europeia e Japão Reforçam Cooperação Estratégica em Cimeira
Numa cimeira em Tóquio, a União Europeia e o Japão comprometeram-se a aprofundar a sua parceria estratégica, com foco na segurança, defesa e competitividade económica. A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, destacaram a afinidade de valores entre os dois blocos, num contexto global descrito como "complexo e incerto".



Artigos
7Política
Ver mais
Rui Caetano, nomeado presidente dos SMAS, mantém relação amorosa com Eunice Baeta, vereadora eleita pela IL.

Montenegro dramatiza discussão na especialidade, colocando na oposição o ónus de salvaguardar as contas públicas.

O cano verte, nós desenrascamos e aguenta mais uns tempos - poupamos uns trocos. Somos os maiores! Mas, esse espírito vai desde a canalização ao governo, dá-se um jeitinho e logo se vê.

A greve deve causar dano para impedir o retrocesso civilizacional. Faz sentido, principalmente quando os danos são causados a outras pessoas, porque ficam sem transportes, sem consultas, sem creches.






