António Costa reiterou que "o Japão foi o primeiro país da região a concluir uma parceria estratégica e de defesa com a UE", e que o bloco está "determinado" a aprofundá-la. As negociações para um acordo sobre segurança da informação estão em curso, bem como o compromisso de intensificar a cooperação em segurança marítima, cibernética e indústria de defesa. Ursula von der Leyen anunciou o primeiro diálogo industrial de defesa entre a UE e o Japão para o próximo ano, com o objetivo de "reduzir dependências" e construir ecossistemas de defesa mais robustos. Um dos resultados concretos da cimeira foi o lançamento de uma "aliança pela competitividade", que visa reforçar o comércio bilateral, melhorar as cadeias de abastecimento e fazer frente comum a práticas comerciais desleais. Ambos os lados reafirmaram a sua condenação à invasão russa da Ucrânia e as suas preocupações com a situação nos mares da China, condenando "qualquer tentativa de alteração unilateral do 'status quo' pela força".
União Europeia e Japão Reforçam Cooperação Estratégica em Cimeira
Numa cimeira em Tóquio, a União Europeia e o Japão comprometeram-se a aprofundar a sua parceria estratégica, com foco na segurança, defesa e competitividade económica. A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Presidente do Conselho Europeu, António Costa, destacaram a afinidade de valores entre os dois blocos, num contexto global descrito como "complexo e incerto".



Artigos
7
Depois de a gestão dos fundos europeus ter “canibalizado” o trabalho destas estruturas, o Governo quer que recuperem o ímpeto de planear o “desenvolvimento regional” com cinco novos “vices”.

Bruno Gonçalves (PS) é o recordista em Bruxelas. Não diz quanto ganham assessores, mas sabe-se que tem €30.769 por mês para pagar pessoal

"Mais de meio século depois do 25 de Abril, muitas das expectativas de justiça e de dignidade social continuam por cumprir" | Texto de opinião de Vitalino José Santos

Marcelo Rebelo de Sousa convocou o Conselho de Estado para discutir conflito na Europa, contudo André Ventura pede o adiamento da reunião. Ainda, FC Porto multado após polémica com Fábio Verissímo.







