No setor agrícola, Portugal falhou em alinhar completamente a sua legislação nacional com as regras da UE sobre a admissão de novas variedades de plantas agrícolas e hortícolas, bem como sobre a comercialização de sementes. O executivo comunitário concedeu a Portugal um prazo de dois meses para reportar a conformidade total, sob pena de avançar para a segunda fase do processo, que consiste no envio de um parecer fundamentado. Mais grave é a falha na transposição da diretiva que criminaliza a violação de sanções da UE, uma medida crucial para garantir a eficácia de medidas restritivas, como as impostas à Rússia. Portugal está entre os 18 Estados-membros que não comunicaram a transposição da diretiva dentro do prazo, que terminou a 20 de maio. A diretiva estabelece regras comuns para a definição de infrações penais e sanções, facilitando a investigação e o julgamento de violações em todo o bloco. O país tem agora dois meses para responder e concluir a transposição, caso contrário, a Comissão poderá avançar com o processo.
Portugal Alvo de Processos de Infração por Falhas na Transposição de Leis da UE
A Comissão Europeia iniciou dois processos de infração contra Portugal por falhas na transposição de legislação da União Europeia, um relativo a regras agrícolas e outro sobre a criminalização da violação de sanções. Estas ações destacam a pressão de Bruxelas para garantir a aplicação uniforme das normas comunitárias em todos os Estados-membros.



Artigos
7
Depois de a gestão dos fundos europeus ter “canibalizado” o trabalho destas estruturas, o Governo quer que recuperem o ímpeto de planear o “desenvolvimento regional” com cinco novos “vices”.

Bruno Gonçalves (PS) é o recordista em Bruxelas. Não diz quanto ganham assessores, mas sabe-se que tem €30.769 por mês para pagar pessoal

"Mais de meio século depois do 25 de Abril, muitas das expectativas de justiça e de dignidade social continuam por cumprir" | Texto de opinião de Vitalino José Santos

Marcelo Rebelo de Sousa convocou o Conselho de Estado para discutir conflito na Europa, contudo André Ventura pede o adiamento da reunião. Ainda, FC Porto multado após polémica com Fábio Verissímo.







