A decisão foi comunicada numa carta diplomática sobre a situação humanitária em Gaza. O executivo neerlandês justifica a proibição de viagem com o facto de os dois ministros de extrema-direita terem “incitado repetidamente à violência dos colonos israelitas contra a população palestiniana”. Além disso, o governo dos Países Baixos acusa-os de defenderem “de forma constante a expansão dos colonatos ‘ilegais’” e de terem apelado à “limpeza étnica” na Faixa de Gaza. A medida implica que os nomes de Smotrich e Ben-Gvir serão registados como “estrangeiros indesejáveis no sistema de registo Schengen”, o que na prática lhes veta a entrada na maior parte do território da União Europeia. A ação de Haia reflete a crescente frustração e divisão dentro da UE em relação à condução da guerra por parte de Israel e às posições radicais de membros do seu governo de coligação. A medida isola ainda mais os elementos mais extremistas do governo de Netanyahu no cenário diplomático europeu.
Países Baixos Declaram Ministros Israelitas de Extrema-Direita 'Persona Non Grata'
O governo dos Países Baixos declarou os ministros israelitas da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, e das Finanças, Bezalel Smotrich, como 'persona non grata' e estrangeiros indesejáveis. A medida, anunciada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Caspar Veldkamp, representa uma das mais fortes ações diplomáticas de um Estado-Membro da UE contra membros do governo israelita desde o início da guerra em Gaza.



Artigos
6Política
Ver mais
“Se eu não fosse capaz de ter outros interesses, outra vida, criar outras possibilidades, estava destruído como homem” disse um dia Francisco Sá Carneiro. E é efetivamente assim. Todo o percurso humano deve assentar numa construção pessoal permanente, constante e contínua, ampla, sustentável, sólida e serena, séria, sóbria e responsável, que reforce permanentemente valências e competências, que assegure conhecimento, vivências e convivências humildes, que apure instintos e que confira a responsa

Rui Caetano, nomeado presidente dos SMAS, mantém relação amorosa com Eunice Baeta, vereadora eleita pela IL.

Montenegro dramatiza discussão na especialidade, colocando na oposição o ónus de salvaguardar as contas públicas.

O cano verte, nós desenrascamos e aguenta mais uns tempos - poupamos uns trocos. Somos os maiores! Mas, esse espírito vai desde a canalização ao governo, dá-se um jeitinho e logo se vê.






