O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, criou um grupo de trabalho para desenvolver a proposta formal de assistência financeira. Embora o ministro não tenha revelado os detalhes dos projetos que Portugal pretende liderar, a adesão ao programa SAFE (Supporting European Defence) é um passo concreto para o país se alinhar com as novas prioridades de defesa da UE. O programa permite que os Estados-Membros obtenham empréstimos em condições vantajosas para a aquisição conjunta de armamento e para o desenvolvimento da indústria de defesa. Esta movimentação de Portugal ocorre num contexto de crescente pressão para que os países europeus aumentem o seu investimento militar, impulsionado pela guerra na Ucrânia e pelas exigências da NATO. O Governo português vê nesta iniciativa uma oportunidade não só para modernizar as suas Forças Armadas, mas também para posicionar a indústria nacional em consórcios europeus, alinhando-se com a estratégia de “Rearmar a Europa” e de reforçar a autonomia estratégica do continente.
Portugal Formaliza Interesse em Aderir a Programa Europeu de Empréstimos para a Defesa
O Governo português formalizou a manifestação de interesse para aderir ao programa europeu de empréstimos a condições favoráveis para o reforço da Defesa, conhecido como SAFE. A iniciativa insere-se no esforço da União Europeia para aumentar a sua capacidade industrial e militar, e Portugal pretende utilizar este mecanismo para cobrir necessidades prioritárias das Forças Armadas e liderar dois projetos de rearmamento europeu.



Artigos
4Política
Ver mais
“Se eu não fosse capaz de ter outros interesses, outra vida, criar outras possibilidades, estava destruído como homem” disse um dia Francisco Sá Carneiro. E é efetivamente assim. Todo o percurso humano deve assentar numa construção pessoal permanente, constante e contínua, ampla, sustentável, sólida e serena, séria, sóbria e responsável, que reforce permanentemente valências e competências, que assegure conhecimento, vivências e convivências humildes, que apure instintos e que confira a responsa

Rui Caetano, nomeado presidente dos SMAS, mantém relação amorosa com Eunice Baeta, vereadora eleita pela IL.

Montenegro dramatiza discussão na especialidade, colocando na oposição o ónus de salvaguardar as contas públicas.

O cano verte, nós desenrascamos e aguenta mais uns tempos - poupamos uns trocos. Somos os maiores! Mas, esse espírito vai desde a canalização ao governo, dá-se um jeitinho e logo se vê.






