
Vaga de Reconhecimento do Estado da Palestina Ganha Força na Europa
Vários países europeus, incluindo potências como a França e o Reino Unido, anunciaram a sua intenção de reconhecer o Estado da Palestina, num movimento diplomático concertado que aumenta a pressão sobre Israel. Portugal também admitiu juntar-se a esta iniciativa, subscrevendo uma declaração conjunta com outros 15 países nas Nações Unidas. O Presidente francês, Emmanuel Macron, foi o primeiro líder de um país do G7 a anunciar o passo, afirmando que o reconhecimento formal ocorreria em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU, descrevendo-o como um contributo para "dar razão ao campo da paz". Pouco depois, o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, seguiu o exemplo, impondo como condições a Israel o fim da "situação catastrófica em Gaza", um cessar-fogo e o compromisso com a solução de dois Estados. A decisão gerou reações fortes. Israel condenou as intenções, com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a afirmar que tal medida "premeia o terror" e arrisca criar "mais um agente iraniano". Os Estados Unidos também criticaram a posição francesa, com Donald Trump a desvalorizá-la, afirmando que "o que Macron diz importa pouco". Por sua vez, o primeiro-ministro palestiniano saudou a iniciativa. Numa conferência na ONU, Portugal, juntamente com países como Espanha, Irlanda, Noruega e Eslovénia — que já formalizaram o reconhecimento em 2024 —, subscreveu uma declaração que considera o reconhecimento um "passo essencial para a solução de dois Estados". O ministro Paulo Rangel classificou o momento como um "ponto de viragem", impulsionado pelos compromissos assumidos pela Autoridade Palestiniana, como o desarmamento do Hamas.



Artigos
5




Política
Ver mais
Debate entre os seis candidatos à União de Freguesias da Cidade de Santarém esclarece propostas para a cidade
Jornal Mais Ribatejo O jornal Mais Ribatejo promoveu, esta terça-feira, 23 de setembro, um debate entre os seis candidatos à presidência da União de Freguesias da Cidade de Santarém, no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025. Durante 1 hora e 57 minutos, os cabeças de lista apresentaram propostas, esclareceram posições e confrontaram visões sobre […] O conteúdo Debate entre os seis candidatos à União de Freguesias da Cidade de Santarém esclarece propostas para a cidade aparece primeiro em Mais Ribatejo.

"A melhor forma como devemos encarar" a discussão da tragédia na calçada da Glória é que "não deve ser em período de campanha eleitoral"
Lisboa - Na antevisão ao debate entre os principais candidatos à Câmara Municipal de Lisboa, Alexandre Poço, deputado do PSD, entende que a discussão sobre a tragédia do Elevador da Glória "não deve ser em período de campanha eleitoral". Nesse sentido, o deputado do PSD lança uma pergunta retórica: "Queremos partidarizar a discussão ou queremos que possa acontecer essa discussão na Câmara de Lisboa quando existirem resultados das auditorias, análises e investigações que estão a ser feitas?".

"Carlos Moedas durante quatro anos fez exclusivamente campanha eleitoral"
Lisboa - Pedro Adão e Silva, comentador da CNN Portugal, entende que uma tragédia, como a do Elevador da Glória - sobre a qual Alexandra Leitão tem optado por não fazer deste o assunto da campanha - "tende a favorecer o incumbente" (quem está em funções) a nível eleitoral, "porque é quem tem a capacidade de agir e atuar perante o que se sucedeu". Adão e Silva considera que "Carlos Moedas durante quatro anos fez exclusivamente campanha eleitoral" e que o mandato do atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa "é o pior período da gestão da cidade".

Tribunal Constitucional confirma inelegibilidade de candidato do PS em Castelo Branco
O Tribunal Constitucional (TC) considerou Amândio Nunes inelegível à candidatura aos órgãos autárquicos de Castelo Branco pela lista do Partido Socialista. No acórdão, de segunda-feira, a que a agência Lusa teve hoje acesso, o TC declara a inelegibilidade de Amândio Paulo Martins Nunes, após o PSD apresentar impugnação, pedido esse que também incluía o nome de Sónia Mexia. Esta decisão surge na sequência do recurso feito pelo PSD para o TC, na qualidade de partido político concorrente à eleição no círculo eleitoral de Castelo Branco, da decisão proferida pelo juízo local cível do Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco, que julgou […] O conteúdo Tribunal Constitucional confirma inelegibilidade de candidato do PS em Castelo Branco aparece primeiro em Notícias do Centro.