
Pressão da UE Leva Zelensky a Recuar em Lei Anticorrupção Controversa
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, viu-se forçado a reverter uma controversa lei que limitava a independência das agências anticorrupção do país, após uma forte reação interna e pressão por parte da União Europeia e outros parceiros ocidentais. A legislação original, aprovada rapidamente pelo parlamento, colocava o Gabinete Nacional Anticorrupção (NABU) e o Gabinete Especializado Anticorrupção (SAPO) sob a alçada do procurador-geral, que por sua vez está sob a tutela presidencial, o que foi visto como um retrocesso democrático. A medida desencadeou os maiores protestos em Kiev desde o início da invasão russa em 2022, com a sociedade civil a manifestar-se contra o que considerava uma ameaça à integridade das instituições. A Comissão Europeia exigiu explicações a Zelensky, e vários Estados-membros alertaram que a lei representaria um sério entrave à candidatura da Ucrânia à UE, um dos principais objetivos estratégicos de Kiev. O combate à corrupção é uma condição fundamental imposta por Bruxelas para o processo de adesão. Perante a pressão, Zelensky anunciou ter introduzido alterações ao texto para garantir a independência dos organismos em causa. Andriy Sybiga, um alto funcionário ucraniano, declarou que as autoridades "ouviram as vozes" da sociedade civil e dos parceiros, e que estavam a "proceder à correção" da lei. O episódio expôs as tensões internas na Ucrânia e a delicada balança que Zelensky tem de gerir entre as exigências da guerra, a manutenção do apoio ocidental e as necessárias reformas democráticas.



Artigos
5




Política
Ver mais
Debate entre os seis candidatos à União de Freguesias da Cidade de Santarém esclarece propostas para a cidade
Jornal Mais Ribatejo O jornal Mais Ribatejo promoveu, esta terça-feira, 23 de setembro, um debate entre os seis candidatos à presidência da União de Freguesias da Cidade de Santarém, no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025. Durante 1 hora e 57 minutos, os cabeças de lista apresentaram propostas, esclareceram posições e confrontaram visões sobre […] O conteúdo Debate entre os seis candidatos à União de Freguesias da Cidade de Santarém esclarece propostas para a cidade aparece primeiro em Mais Ribatejo.

"A melhor forma como devemos encarar" a discussão da tragédia na calçada da Glória é que "não deve ser em período de campanha eleitoral"
Lisboa - Na antevisão ao debate entre os principais candidatos à Câmara Municipal de Lisboa, Alexandre Poço, deputado do PSD, entende que a discussão sobre a tragédia do Elevador da Glória "não deve ser em período de campanha eleitoral". Nesse sentido, o deputado do PSD lança uma pergunta retórica: "Queremos partidarizar a discussão ou queremos que possa acontecer essa discussão na Câmara de Lisboa quando existirem resultados das auditorias, análises e investigações que estão a ser feitas?".

"Carlos Moedas durante quatro anos fez exclusivamente campanha eleitoral"
Lisboa - Pedro Adão e Silva, comentador da CNN Portugal, entende que uma tragédia, como a do Elevador da Glória - sobre a qual Alexandra Leitão tem optado por não fazer deste o assunto da campanha - "tende a favorecer o incumbente" (quem está em funções) a nível eleitoral, "porque é quem tem a capacidade de agir e atuar perante o que se sucedeu". Adão e Silva considera que "Carlos Moedas durante quatro anos fez exclusivamente campanha eleitoral" e que o mandato do atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa "é o pior período da gestão da cidade".

Tribunal Constitucional confirma inelegibilidade de candidato do PS em Castelo Branco
O Tribunal Constitucional (TC) considerou Amândio Nunes inelegível à candidatura aos órgãos autárquicos de Castelo Branco pela lista do Partido Socialista. No acórdão, de segunda-feira, a que a agência Lusa teve hoje acesso, o TC declara a inelegibilidade de Amândio Paulo Martins Nunes, após o PSD apresentar impugnação, pedido esse que também incluía o nome de Sónia Mexia. Esta decisão surge na sequência do recurso feito pelo PSD para o TC, na qualidade de partido político concorrente à eleição no círculo eleitoral de Castelo Branco, da decisão proferida pelo juízo local cível do Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco, que julgou […] O conteúdo Tribunal Constitucional confirma inelegibilidade de candidato do PS em Castelo Branco aparece primeiro em Notícias do Centro.