
Portugal Criticado por Lento Progresso no Combate à Corrupção
O Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO) do Conselho da Europa emitiu um relatório crítico sobre Portugal, alertando que o país continua a apresentar um progresso "globalmente insatisfatório" na implementação de medidas para prevenir a corrupção. Quase uma década após a emissão de 15 recomendações, apenas cinco foram totalmente cumpridas, mantendo Portugal sob um regime de "vigilância apertada". O relatório intercalar, divulgado esta semana, foca-se na prevenção da corrupção entre deputados, juízes e procuradores. O GRECO lamenta que questões cruciais, como a regulamentação do lóbi, continuem por resolver e que a prevenção de conflitos de interesses no parlamento careça de uma avaliação independente. As sanções para infrações menores nas declarações de património dos deputados são consideradas desadequadas, oscilando entre a inexistência de consequências e a perda de mandato, sem um sistema de penalizações graduais. No setor judicial, apesar de alguns avanços como a publicação online de decisões e a adoção de um Código de Conduta para juízes, persistem falhas graves. O GRECO sublinha que "não se registaram quaisquer progressos no que diz respeito ao reforço da composição dos conselhos de justiça, a fim de salvaguardar a independência judicial". A composição dos conselhos superiores e o método de seleção de juízes do Supremo Tribunal permanecem inalterados, o que é visto como uma vulnerabilidade à independência do poder judicial. O organismo europeu deu a Portugal um novo prazo, até 31 de março de 2026, para apresentar progressos tangíveis, tendo já enviado uma carta ao Representante Permanente de Portugal a alertar para a urgência da situação.



Artigos
5




Política
Ver mais
Debate entre os seis candidatos à União de Freguesias da Cidade de Santarém esclarece propostas para a cidade
Jornal Mais Ribatejo O jornal Mais Ribatejo promoveu, esta terça-feira, 23 de setembro, um debate entre os seis candidatos à presidência da União de Freguesias da Cidade de Santarém, no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025. Durante 1 hora e 57 minutos, os cabeças de lista apresentaram propostas, esclareceram posições e confrontaram visões sobre […] O conteúdo Debate entre os seis candidatos à União de Freguesias da Cidade de Santarém esclarece propostas para a cidade aparece primeiro em Mais Ribatejo.

"A melhor forma como devemos encarar" a discussão da tragédia na calçada da Glória é que "não deve ser em período de campanha eleitoral"
Lisboa - Na antevisão ao debate entre os principais candidatos à Câmara Municipal de Lisboa, Alexandre Poço, deputado do PSD, entende que a discussão sobre a tragédia do Elevador da Glória "não deve ser em período de campanha eleitoral". Nesse sentido, o deputado do PSD lança uma pergunta retórica: "Queremos partidarizar a discussão ou queremos que possa acontecer essa discussão na Câmara de Lisboa quando existirem resultados das auditorias, análises e investigações que estão a ser feitas?".

"Carlos Moedas durante quatro anos fez exclusivamente campanha eleitoral"
Lisboa - Pedro Adão e Silva, comentador da CNN Portugal, entende que uma tragédia, como a do Elevador da Glória - sobre a qual Alexandra Leitão tem optado por não fazer deste o assunto da campanha - "tende a favorecer o incumbente" (quem está em funções) a nível eleitoral, "porque é quem tem a capacidade de agir e atuar perante o que se sucedeu". Adão e Silva considera que "Carlos Moedas durante quatro anos fez exclusivamente campanha eleitoral" e que o mandato do atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa "é o pior período da gestão da cidade".

Tribunal Constitucional confirma inelegibilidade de candidato do PS em Castelo Branco
O Tribunal Constitucional (TC) considerou Amândio Nunes inelegível à candidatura aos órgãos autárquicos de Castelo Branco pela lista do Partido Socialista. No acórdão, de segunda-feira, a que a agência Lusa teve hoje acesso, o TC declara a inelegibilidade de Amândio Paulo Martins Nunes, após o PSD apresentar impugnação, pedido esse que também incluía o nome de Sónia Mexia. Esta decisão surge na sequência do recurso feito pelo PSD para o TC, na qualidade de partido político concorrente à eleição no círculo eleitoral de Castelo Branco, da decisão proferida pelo juízo local cível do Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco, que julgou […] O conteúdo Tribunal Constitucional confirma inelegibilidade de candidato do PS em Castelo Branco aparece primeiro em Notícias do Centro.