UE Lança Novo Sistema Digital de Controlo de Fronteiras em Outubro
A União Europeia prepara-se para implementar o seu novo Sistema de Entrada/Saída (EES), um sistema de controlo fronteiriço automatizado que entrará em vigor a 12 de outubro. Esta medida representa uma modernização significativa na gestão das fronteiras externas do Espaço Schengen, substituindo o tradicional carimbo manual de passaportes por um registo digital e biométrico. O EES aplicar-se-á a todos os viajantes de países terceiros, tanto os que necessitam de visto como os que estão isentos, que entrem na UE para estadias de curta duração (até 90 dias). O sistema registará o nome do viajante, o tipo de documento de viagem, dados biométricos (impressões digitais e imagem facial), bem como a data e o local de entrada e saída. Segundo a Comissão Europeia, o novo sistema tem como objetivos reforçar a segurança e facilitar a gestão dos fluxos de fronteira. Ao automatizar o processo, pretende-se detetar mais eficazmente os viajantes que ultrapassam o período de estada autorizada e identificar pessoas que utilizem identidades ou passaportes falsos. A Comissão assegura que o sistema "cumpre os mais elevados padrões de proteção de dados e privacidade", garantindo que a informação pessoal dos viajantes permanecerá segura. Para preparar os viajantes para esta mudança, estão previstas campanhas de informação e atividades de sensibilização nos pontos de passagem das fronteiras. A implementação do EES é um passo crucial na digitalização da gestão de fronteiras da UE, alinhado com outras iniciativas como o ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem), que também deverá ser implementado em breve.



Artigos
5Política
Ver mais
“Se eu não fosse capaz de ter outros interesses, outra vida, criar outras possibilidades, estava destruído como homem” disse um dia Francisco Sá Carneiro. E é efetivamente assim. Todo o percurso humano deve assentar numa construção pessoal permanente, constante e contínua, ampla, sustentável, sólida e serena, séria, sóbria e responsável, que reforce permanentemente valências e competências, que assegure conhecimento, vivências e convivências humildes, que apure instintos e que confira a responsa

Rui Caetano, nomeado presidente dos SMAS, mantém relação amorosa com Eunice Baeta, vereadora eleita pela IL.

Montenegro dramatiza discussão na especialidade, colocando na oposição o ónus de salvaguardar as contas públicas.

O cano verte, nós desenrascamos e aguenta mais uns tempos - poupamos uns trocos. Somos os maiores! Mas, esse espírito vai desde a canalização ao governo, dá-se um jeitinho e logo se vê.






