
UE Lança Novo Sistema Digital de Controlo de Fronteiras em Outubro
A União Europeia prepara-se para implementar o seu novo Sistema de Entrada/Saída (EES), um sistema de controlo fronteiriço automatizado que entrará em vigor a 12 de outubro. Esta medida representa uma modernização significativa na gestão das fronteiras externas do Espaço Schengen, substituindo o tradicional carimbo manual de passaportes por um registo digital e biométrico. O EES aplicar-se-á a todos os viajantes de países terceiros, tanto os que necessitam de visto como os que estão isentos, que entrem na UE para estadias de curta duração (até 90 dias). O sistema registará o nome do viajante, o tipo de documento de viagem, dados biométricos (impressões digitais e imagem facial), bem como a data e o local de entrada e saída. Segundo a Comissão Europeia, o novo sistema tem como objetivos reforçar a segurança e facilitar a gestão dos fluxos de fronteira. Ao automatizar o processo, pretende-se detetar mais eficazmente os viajantes que ultrapassam o período de estada autorizada e identificar pessoas que utilizem identidades ou passaportes falsos. A Comissão assegura que o sistema "cumpre os mais elevados padrões de proteção de dados e privacidade", garantindo que a informação pessoal dos viajantes permanecerá segura. Para preparar os viajantes para esta mudança, estão previstas campanhas de informação e atividades de sensibilização nos pontos de passagem das fronteiras. A implementação do EES é um passo crucial na digitalização da gestão de fronteiras da UE, alinhado com outras iniciativas como o ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem), que também deverá ser implementado em breve.



Artigos
5




Política
Ver mais
Debate entre os seis candidatos à União de Freguesias da Cidade de Santarém esclarece propostas para a cidade
Jornal Mais Ribatejo O jornal Mais Ribatejo promoveu, esta terça-feira, 23 de setembro, um debate entre os seis candidatos à presidência da União de Freguesias da Cidade de Santarém, no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025. Durante 1 hora e 57 minutos, os cabeças de lista apresentaram propostas, esclareceram posições e confrontaram visões sobre […] O conteúdo Debate entre os seis candidatos à União de Freguesias da Cidade de Santarém esclarece propostas para a cidade aparece primeiro em Mais Ribatejo.

"A melhor forma como devemos encarar" a discussão da tragédia na calçada da Glória é que "não deve ser em período de campanha eleitoral"
Lisboa - Na antevisão ao debate entre os principais candidatos à Câmara Municipal de Lisboa, Alexandre Poço, deputado do PSD, entende que a discussão sobre a tragédia do Elevador da Glória "não deve ser em período de campanha eleitoral". Nesse sentido, o deputado do PSD lança uma pergunta retórica: "Queremos partidarizar a discussão ou queremos que possa acontecer essa discussão na Câmara de Lisboa quando existirem resultados das auditorias, análises e investigações que estão a ser feitas?".

"Carlos Moedas durante quatro anos fez exclusivamente campanha eleitoral"
Lisboa - Pedro Adão e Silva, comentador da CNN Portugal, entende que uma tragédia, como a do Elevador da Glória - sobre a qual Alexandra Leitão tem optado por não fazer deste o assunto da campanha - "tende a favorecer o incumbente" (quem está em funções) a nível eleitoral, "porque é quem tem a capacidade de agir e atuar perante o que se sucedeu". Adão e Silva considera que "Carlos Moedas durante quatro anos fez exclusivamente campanha eleitoral" e que o mandato do atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa "é o pior período da gestão da cidade".

Tribunal Constitucional confirma inelegibilidade de candidato do PS em Castelo Branco
O Tribunal Constitucional (TC) considerou Amândio Nunes inelegível à candidatura aos órgãos autárquicos de Castelo Branco pela lista do Partido Socialista. No acórdão, de segunda-feira, a que a agência Lusa teve hoje acesso, o TC declara a inelegibilidade de Amândio Paulo Martins Nunes, após o PSD apresentar impugnação, pedido esse que também incluía o nome de Sónia Mexia. Esta decisão surge na sequência do recurso feito pelo PSD para o TC, na qualidade de partido político concorrente à eleição no círculo eleitoral de Castelo Branco, da decisão proferida pelo juízo local cível do Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco, que julgou […] O conteúdo Tribunal Constitucional confirma inelegibilidade de candidato do PS em Castelo Branco aparece primeiro em Notícias do Centro.