Comissão Europeia Propõe Suspender Israel do Programa de Investigação Horizonte Europa
A Comissão Europeia propôs a suspensão parcial da participação de Israel no Horizonte Europa, o prestigiado programa de investigação e inovação da UE, como resposta à grave crise humanitária na Faixa de Gaza. Esta medida, caso seja aprovada pelos Estados-membros, representa uma das ações mais concretas de Bruxelas para pressionar o governo israelita desde o início do conflito. A proposta surge após um relatório confirmar que Israel estaria a violar o direito internacional ao não garantir o acesso adequado de ajuda humanitária a Gaza. Apesar de Israel ter anunciado "pausas humanitárias", a Comissão considera que "a situação continua a ser grave". O programa Horizonte Europa, com um orçamento de 95,5 mil milhões de euros, financia projetos de investigação e inovação, incluindo 'start-ups' tecnológicas. A suspensão afetaria o desenvolvimento de tecnologias que poderiam ter duplo uso, como sistemas de controlo de drones. A decisão final requer uma maioria qualificada entre os 27 Estados-membros, e a proposta já enfrenta a provável oposição de países como a Alemanha, Itália, Áustria e Hungria. A diplomacia europeia encontra-se dividida, com alguns diplomatas a expressarem frustração com a inação da Comissão até ao momento, acusando-a de "lavar as mãos do problema". Um diplomata afirmou à Euronews: "Espero que estejam a discutir medidas reais, e não apenas a situação em Gaza. Precisamos de ação, não de mais declarações sobre como tudo isto é terrível". A medida é vista como uma forma de aumentar a pressão política sobre Telavive, num momento em que a condenação internacional sobre a condução da guerra e o uso da fome como arma se intensifica.



Artigos
5Política
Ver mais
“Se eu não fosse capaz de ter outros interesses, outra vida, criar outras possibilidades, estava destruído como homem” disse um dia Francisco Sá Carneiro. E é efetivamente assim. Todo o percurso humano deve assentar numa construção pessoal permanente, constante e contínua, ampla, sustentável, sólida e serena, séria, sóbria e responsável, que reforce permanentemente valências e competências, que assegure conhecimento, vivências e convivências humildes, que apure instintos e que confira a responsa

Rui Caetano, nomeado presidente dos SMAS, mantém relação amorosa com Eunice Baeta, vereadora eleita pela IL.

Montenegro dramatiza discussão na especialidade, colocando na oposição o ónus de salvaguardar as contas públicas.

O cano verte, nós desenrascamos e aguenta mais uns tempos - poupamos uns trocos. Somos os maiores! Mas, esse espírito vai desde a canalização ao governo, dá-se um jeitinho e logo se vê.






