
Comissão Europeia Propõe Suspender Israel do Programa de Investigação Horizonte Europa
A Comissão Europeia propôs a suspensão parcial da participação de Israel no Horizonte Europa, o prestigiado programa de investigação e inovação da UE, como resposta à grave crise humanitária na Faixa de Gaza. Esta medida, caso seja aprovada pelos Estados-membros, representa uma das ações mais concretas de Bruxelas para pressionar o governo israelita desde o início do conflito. A proposta surge após um relatório confirmar que Israel estaria a violar o direito internacional ao não garantir o acesso adequado de ajuda humanitária a Gaza. Apesar de Israel ter anunciado "pausas humanitárias", a Comissão considera que "a situação continua a ser grave". O programa Horizonte Europa, com um orçamento de 95,5 mil milhões de euros, financia projetos de investigação e inovação, incluindo 'start-ups' tecnológicas. A suspensão afetaria o desenvolvimento de tecnologias que poderiam ter duplo uso, como sistemas de controlo de drones. A decisão final requer uma maioria qualificada entre os 27 Estados-membros, e a proposta já enfrenta a provável oposição de países como a Alemanha, Itália, Áustria e Hungria. A diplomacia europeia encontra-se dividida, com alguns diplomatas a expressarem frustração com a inação da Comissão até ao momento, acusando-a de "lavar as mãos do problema". Um diplomata afirmou à Euronews: "Espero que estejam a discutir medidas reais, e não apenas a situação em Gaza. Precisamos de ação, não de mais declarações sobre como tudo isto é terrível". A medida é vista como uma forma de aumentar a pressão política sobre Telavive, num momento em que a condenação internacional sobre a condução da guerra e o uso da fome como arma se intensifica.



Artigos
5




Política
Ver mais
Decisão do Tribunal Constitucional é vitória dos valores da Constituição
O secretário-geral do PS considerou hoje que a inconstitucionalidade de cinco normas do decreto do Parlamento sobre a entrada, permanência e saída de estrangeiros de Portugal, anunciada pelo Tribunal Constitucional, é uma vitória dos valores previstos na Constituição.

Autárquicas. Pedro Duarte quer o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista, não quis, falar mais sobre a distribuição de pelouros pelos seus candidatos ao executivo, por considerar "prematuro" e por não saber ainda "quantos vereadores" vão ser eleitos.

Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo
Perigo nos campos do Ribatejo: planta invasora de rápido crescimento ameaça colheitas e resiste a herbicidas. IP Beja apela à vigilância. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo

"Arrogância" e "desumanidade" do Governo esbarrou nos "valores constitucionais": José Luís Carneiro
O secretário-geral do PS afirma que os socialistas alertaram para os "maus resultados" do caminho que o Governo estava a seguir em matéria de imigração ao aliar-se ao Chega e classifica como "embaraçosa" para o Governo a decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei de estrangeiros