
Crise de Confiança e Perda de Autonomia Estratégica Abalam a União Europeia
A União Europeia enfrenta uma profunda crise de confiança e uma visível erosão da sua autonomia estratégica, um sentimento ecoado em diversas análises e declarações políticas ao longo da semana. O recente acordo comercial com os Estados Unidos é apontado como o sintoma mais evidente desta fragilidade, com comentadores a descreverem a UE como "frágil, desorientada, sem bússola" e a ceder à "submissão". O coronel na reforma Nuno Pereira da Silva escreve que "Ursula von der Leyen assinou compromissos estruturais com os Estados Unidos sem debate interno, num gesto que compromete décadas de esforço europeu", lamentando que o tema seja "varrido para debaixo do tapete mediático". Esta perceção de submissão é partilhada por figuras como o antigo Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, que fala numa "crise de confiança na União Europeia, agora agravada por concessões muito perigosas perante a administração Trump, sobretudo em matéria de energia e de defesa". A dependência energética e militar dos EUA, reforçada pelo acordo, parece contradizer a retórica de uma Europa mais soberana. A situação é descrita como um "embaraço" e uma "tremenda capitulação", onde a UE "sofrerá um prejuízo líquido de cerca de 1,4 triliões de dólares sem receber garantias ou benefícios". O sentimento geral é que a liderança europeia, descrita como composta por "indigentes", perdeu o respeito dos seus principais parceiros globais, como Washington e Pequim, e que o sonho de uma Europa como ator geopolítico relevante está a desvanecer-se.



Artigos
5




Política
Ver mais
Debate entre os seis candidatos à União de Freguesias da Cidade de Santarém esclarece propostas para a cidade
Jornal Mais Ribatejo O jornal Mais Ribatejo promoveu, esta terça-feira, 23 de setembro, um debate entre os seis candidatos à presidência da União de Freguesias da Cidade de Santarém, no âmbito das eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025. Durante 1 hora e 57 minutos, os cabeças de lista apresentaram propostas, esclareceram posições e confrontaram visões sobre […] O conteúdo Debate entre os seis candidatos à União de Freguesias da Cidade de Santarém esclarece propostas para a cidade aparece primeiro em Mais Ribatejo.

"A melhor forma como devemos encarar" a discussão da tragédia na calçada da Glória é que "não deve ser em período de campanha eleitoral"
Lisboa - Na antevisão ao debate entre os principais candidatos à Câmara Municipal de Lisboa, Alexandre Poço, deputado do PSD, entende que a discussão sobre a tragédia do Elevador da Glória "não deve ser em período de campanha eleitoral". Nesse sentido, o deputado do PSD lança uma pergunta retórica: "Queremos partidarizar a discussão ou queremos que possa acontecer essa discussão na Câmara de Lisboa quando existirem resultados das auditorias, análises e investigações que estão a ser feitas?".

"Carlos Moedas durante quatro anos fez exclusivamente campanha eleitoral"
Lisboa - Pedro Adão e Silva, comentador da CNN Portugal, entende que uma tragédia, como a do Elevador da Glória - sobre a qual Alexandra Leitão tem optado por não fazer deste o assunto da campanha - "tende a favorecer o incumbente" (quem está em funções) a nível eleitoral, "porque é quem tem a capacidade de agir e atuar perante o que se sucedeu". Adão e Silva considera que "Carlos Moedas durante quatro anos fez exclusivamente campanha eleitoral" e que o mandato do atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa "é o pior período da gestão da cidade".

Tribunal Constitucional confirma inelegibilidade de candidato do PS em Castelo Branco
O Tribunal Constitucional (TC) considerou Amândio Nunes inelegível à candidatura aos órgãos autárquicos de Castelo Branco pela lista do Partido Socialista. No acórdão, de segunda-feira, a que a agência Lusa teve hoje acesso, o TC declara a inelegibilidade de Amândio Paulo Martins Nunes, após o PSD apresentar impugnação, pedido esse que também incluía o nome de Sónia Mexia. Esta decisão surge na sequência do recurso feito pelo PSD para o TC, na qualidade de partido político concorrente à eleição no círculo eleitoral de Castelo Branco, da decisão proferida pelo juízo local cível do Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco, que julgou […] O conteúdo Tribunal Constitucional confirma inelegibilidade de candidato do PS em Castelo Branco aparece primeiro em Notícias do Centro.