Em Portugal, o partido Iniciativa Liberal anunciou que irá propor um voto de condenação na Assembleia da República, instando o Governo a solicitar esclarecimentos a Pequim.
Detenção de ex-deputado português em Macau gera confronto diplomático entre UE e China
A União Europeia condenou veementemente a detenção do ex-deputado de Macau e cidadão português Au Kam San, a primeira ao abrigo da lei de segurança nacional da região, expressando preocupação com a "erosão das liberdades". As autoridades de Macau e da China repudiaram a posição de Bruxelas, classificando-a como uma "interferência grosseira" nos seus assuntos internos. Au Kam San, uma figura histórica do movimento pró-democracia de Macau, foi detido sob a acusação de conluio com uma “organização anti-China” estrangeira e de fornecer informações falsas. A detenção motivou uma forte reação do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE), que, em comunicado, afirmou que o acontecimento “agrava as preocupações existentes sobre a contínua erosão do pluralismo político e da liberdade de expressão” em Macau. O SEAE relembrou à China as suas obrigações no âmbito da Declaração Conjunta Sino-Portuguesa e do princípio “um país, dois sistemas”, que garante um elevado grau de autonomia e liberdades na região. Em resposta, tanto o governo de Macau como o Comissariado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China em Macau emitiram comunicados a repudiar “de forma veemente” as declarações da UE, defendendo a aplicação da lei como um assunto estritamente interno e acusando Bruxelas de fazer “comentários ilusórios”. O Ministério dos Negócios Estrangeiros português declarou estar a acompanhar o caso.



Artigos
5
Depois de a gestão dos fundos europeus ter “canibalizado” o trabalho destas estruturas, o Governo quer que recuperem o ímpeto de planear o “desenvolvimento regional” com cinco novos “vices”.

Bruno Gonçalves (PS) é o recordista em Bruxelas. Não diz quanto ganham assessores, mas sabe-se que tem €30.769 por mês para pagar pessoal

"Mais de meio século depois do 25 de Abril, muitas das expectativas de justiça e de dignidade social continuam por cumprir" | Texto de opinião de Vitalino José Santos

Marcelo Rebelo de Sousa convocou o Conselho de Estado para discutir conflito na Europa, contudo André Ventura pede o adiamento da reunião. Ainda, FC Porto multado após polémica com Fábio Verissímo.







