Em Portugal, o partido Iniciativa Liberal anunciou que irá propor um voto de condenação na Assembleia da República, instando o Governo a solicitar esclarecimentos a Pequim.
Detenção de ex-deputado português em Macau gera confronto diplomático entre UE e China
A União Europeia condenou veementemente a detenção do ex-deputado de Macau e cidadão português Au Kam San, a primeira ao abrigo da lei de segurança nacional da região, expressando preocupação com a "erosão das liberdades". As autoridades de Macau e da China repudiaram a posição de Bruxelas, classificando-a como uma "interferência grosseira" nos seus assuntos internos. Au Kam San, uma figura histórica do movimento pró-democracia de Macau, foi detido sob a acusação de conluio com uma “organização anti-China” estrangeira e de fornecer informações falsas. A detenção motivou uma forte reação do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE), que, em comunicado, afirmou que o acontecimento “agrava as preocupações existentes sobre a contínua erosão do pluralismo político e da liberdade de expressão” em Macau. O SEAE relembrou à China as suas obrigações no âmbito da Declaração Conjunta Sino-Portuguesa e do princípio “um país, dois sistemas”, que garante um elevado grau de autonomia e liberdades na região. Em resposta, tanto o governo de Macau como o Comissariado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China em Macau emitiram comunicados a repudiar “de forma veemente” as declarações da UE, defendendo a aplicação da lei como um assunto estritamente interno e acusando Bruxelas de fazer “comentários ilusórios”. O Ministério dos Negócios Estrangeiros português declarou estar a acompanhar o caso.



Artigos
5Política
Ver mais
Entre citações e desmentidos, a relação entre Marcelo Rebelo de Sousa e Henrique Gouveia e Melo parece estar numa espécie de "guerra fria". O editor de Política, Rui Pedro Antunes, é o convidado.


“Se eu não fosse capaz de ter outros interesses, outra vida, criar outras possibilidades, estava destruído como homem” disse um dia Francisco Sá Carneiro. E é efetivamente assim. Todo o percurso humano deve assentar numa construção pessoal permanente, constante e contínua, ampla, sustentável, sólida e serena, séria, sóbria e responsável, que reforce permanentemente valências e competências, que assegure conhecimento, vivências e convivências humildes, que apure instintos e que confira a responsa

Rui Caetano, nomeado presidente dos SMAS, mantém relação amorosa com Eunice Baeta, vereadora eleita pela IL.






