
UE implementa novo sistema digital de controlo de fronteiras em outubro
A União Europeia prepara-se para lançar o novo Sistema de Entradas e Saídas (SES) a 12 de outubro, um sistema digital automatizado que substituirá a carimbagem manual de passaportes nas fronteiras externas do espaço Schengen. O sistema registará viajantes de países terceiros através de dados biométricos, como impressões digitais e reconhecimento facial, visando modernizar a gestão de fronteiras. O SES (ou EES, em inglês) é uma componente central da modernização da gestão das fronteiras externas da UE e aplicar-se-á a todos os cidadãos de países terceiros, tanto os que necessitam de visto como os isentos, que viajem para o espaço Schengen para estadias de curta duração (até 90 dias num período de 180 dias). O sistema registará eletronicamente o nome do viajante, o tipo de documento de viagem, dados biométricos (impressões digitais e imagem facial), bem como a data e o local de entrada e saída. Esta automatização tem como principais objetivos aumentar a eficiência dos controlos fronteiriços, facilitar a deteção de pessoas que excedem o período de estada autorizada (overstayers) e reforçar a segurança interna, ajudando a identificar pessoas que utilizem identidades falsas. A Comissão Europeia assegura que o novo sistema cumpre os mais elevados padrões de proteção de dados e privacidade, garantindo que os dados pessoais dos viajantes permanecem protegidos. O lançamento será acompanhado de campanhas de informação nos pontos de passagem das fronteiras para preparar os viajantes para os novos procedimentos, que exigirão a recolha de dados biométricos no primeiro acesso ao espaço Schengen após a implementação do sistema.



Artigos
5




Política
Ver mais
Decisão do Tribunal Constitucional é vitória dos valores da Constituição
O secretário-geral do PS considerou hoje que a inconstitucionalidade de cinco normas do decreto do Parlamento sobre a entrada, permanência e saída de estrangeiros de Portugal, anunciada pelo Tribunal Constitucional, é uma vitória dos valores previstos na Constituição.

Autárquicas. Pedro Duarte quer o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista, não quis, falar mais sobre a distribuição de pelouros pelos seus candidatos ao executivo, por considerar "prematuro" e por não saber ainda "quantos vereadores" vão ser eleitos.

Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo
Perigo nos campos do Ribatejo: planta invasora de rápido crescimento ameaça colheitas e resiste a herbicidas. IP Beja apela à vigilância. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo

"Arrogância" e "desumanidade" do Governo esbarrou nos "valores constitucionais": José Luís Carneiro
O secretário-geral do PS afirma que os socialistas alertaram para os "maus resultados" do caminho que o Governo estava a seguir em matéria de imigração ao aliar-se ao Chega e classifica como "embaraçosa" para o Governo a decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei de estrangeiros