
Orçamento da UE Pós-2027 e Metas Climáticas Colocam Cidades no Centro do Debate
Líderes municipais europeus alertam que as propostas orçamentais da União Europeia para o período pós-2027 arriscam-se a centralizar os fundos, marginalizando as cidades e comprometendo a capacidade local de implementar as ambições climáticas do bloco. Num apelo conjunto, as principais redes de autarquias instam a Comissão Europeia a estabelecer uma meta vinculativa de redução de emissões de 90% até 2040 e a garantir que o financiamento apoie esta transição a nível local. Numa carta enviada à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e a outros altos funcionários, as redes de cidades C40, CMRE, Eurocities e ICLEI Europe defendem que “a neutralidade climática é um imperativo estratégico”. Os líderes municipais, incluindo Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, sublinham a necessidade de um “quadro claro e ambicioso a nível da UE” que proporcione segurança ao investimento e acelere a inovação. Argumentam que os 27 planos nacionais e regionais anunciados pela Comissão carecem de medidas concretas para as cidades, que já estão a apresentar resultados “mais rapidamente do que o previsto e alinhados com o Acordo de Paris”. A principal preocupação é que, sem a afetação de fundos de coesão a prioridades urbanas e a inclusão de capítulos urbanos nos planos nacionais, a UE repita os erros do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, onde a gestão centralizada prejudicou os esforços locais. Os signatários pedem que o Quadro Financeiro Plurianual 2028-2034 incorpore os esforços de descarbonização e que sejam criadas “estruturas e parcerias de governação a vários níveis” para uma agenda climática eficaz.


Artigos
2

Política
Ver mais
Raimundo acusa Governo de estar "ao serviço do negócio da doença"
O Governo está ao serviço do negócio da doença, disse, na noite de terça-feira, o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, criticando a opção de serem alargadas as convenções de medicina geral e familiar ao setor privado.

Glória: Candidatos a Lisboa criticam Moedas e pedem esclarecimentos
Os candidatos à Câmara de Lisboa nas próximas autárquicas exigiram hoje todos os esclarecimentos sobre acidente no Elevador da Glória, criticando Carlos Moedas por adiar para depois das eleições uma reunião extraordinária pedida sobre o caso.

Marcelo discursa hoje em debate aberto do Conselho de Segurança da ONU
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai discursar hoje num debate aberto do Conselho de Segurança da ONU, em Nova Iorque, sobre inteligência artificial, paz e segurança internacional.

Candidatos a Lisboa exigem esclarecimentos sobre acidente no Elevador da Glória
Foram feitas críticas a Carlos Moedas por adiar para depois das eleições uma reunião extraordinária pedida sobre o caso.