Este sexto pagamento eleva para 57% o montante total já recebido pelo país da dotação global atribuída pela União Europeia.
O desembolso, que inclui 851 milhões de euros em subvenções e 485 milhões em empréstimos, resulta da avaliação positiva da Comissão Europeia ao cumprimento de 32 marcos e metas por parte de Portugal.
Estas metas estão integradas em 15 componentes do PRR, abrangendo os três eixos estratégicos do plano: Resiliência, Transição Climática e Transição Digital.
Entre os setores beneficiados estão a saúde, educação, o apoio social, a prevenção de incêndios, as energias renováveis, o ambiente de negócios e a digitalização das empresas.
O presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate, considerou o pagamento "mais um passo num caminho exigente", destacando o empenho das entidades envolvidas na execução.
O ministro da Economia também se pronunciou, afirmando que a transferência "prova que Portugal executa o PRR de forma eficiente".
Com este valor, o país já recebeu mais de metade da dotação total de 22,2 mil milhões de euros, um montante crucial para financiar reformas e investimentos estratégicos destinados a mitigar os impactos económicos e sociais da pandemia e a promover uma recuperação sustentável.