UE aprova novo pacote de 3,2 mil milhões de euros em ajuda financeira à Ucrânia
O Conselho da União Europeia deu luz verde ao quarto pacote de ajuda financeira à Ucrânia, no valor de 3,2 mil milhões de euros, através do Mecanismo para a Ucrânia. Este apoio financeiro visa reforçar a estabilidade macrofinanceira do país e garantir o funcionamento da administração pública, enquanto prossegue o seu esforço de defesa e de reformas internas. O financiamento está inserido no Mecanismo para a Ucrânia, um programa de apoio que prevê até 50 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos até 2027. A libertação dos fundos está diretamente ligada ao “Plano para a Ucrânia”, um roteiro de recuperação, reconstrução e modernização que inclui um calendário de reformas alinhadas com os objetivos de adesão do país à UE. A aprovação deste quarto pacote surge após a Comissão Europeia ter avaliado positivamente o cumprimento por parte de Kiev de um conjunto de reformas em áreas como a administração pública, gestão de ativos públicos, descentralização, transição ecológica e digital, e gestão de matérias-primas críticas. Desde a sua entrada em vigor, em março de 2024, o mecanismo já desembolsou vários montantes significativos, incluindo seis mil milhões de euros em financiamento provisório. Esta nova tranche reafirma o compromisso contínuo da UE em apoiar a resiliência e o futuro europeu da Ucrânia, condicionando a ajuda financeira à implementação de reformas estruturais essenciais.



Artigos
5
A marcação da reunião de Conselho de Estado a 9 de janeiro, em plena campanha para as presidenciais, marcou o fim de semana de pré-campanha. E também os conselheiros-candidatos foram criticados.

Humberto Correia, 64 anos, natural do Algarve, é uma das surpresas das eleições presidenciais portuguesas de 2026. Independentemente de ser outsider no circuito político tradicional, a entrega de quase 10 mil assinaturas ao Tribunal Constitucional — bem acima do mínimo exigido — garante que o seu nome estará na corrida a Belém. O candidato apresenta-se […] O conteúdo Humberto Correia: Ex-emigrante em França quer ser o próximo Presidente da República aparece primeiro em BOM DIA.

A Vereadora do Partido Socialista de Ílhavo, Sónia Fernandes, optou pela abstenção na votação da proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2026, assumindo uma posição de responsabilidade política e institucional e deixando reparos à maioria PSD no executivo municipal que conduziu este processo com falta de diálogo, insistindo numa […] O conteúdo Ílhavo: Responsabilidade do PS perante insistência do PSD na injustiça e punição fiscal aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Das mudanças no Parlamento após as legislativas à pré-campanha para as eleições presidenciais, quais foram os acontecimentos do ano político? A rúbrica "Além do Óbvio", com Ascenso Simões e Diogo Feio, faz o balanço de 2025.







