Os artigos sublinham a ligação entre as altas temperaturas, a seca severa e a intensidade dos incêndios, apontando-os como sinais dos efeitos das alterações climáticas e reforçando a necessidade de uma resposta europeia conjunta a este desafio crescente.
UE mobiliza ajuda para combater incêndios em Espanha durante vaga de calor extremo
A União Europeia ativou os seus mecanismos de solidariedade em resposta a uma devastadora vaga de incêndios em Espanha, que já causaram três mortos. A França enviou meios aéreos para apoiar os esforços de combate, num momento em que vários países do sul da Europa enfrentam condições meteorológicas extremas. O pedido formal de ajuda partiu do governo espanhol, que solicitou à UE o envio de duas aeronaves Canadair para combater os fogos que assolam várias regiões, com particular gravidade em Castela e Leão e na Galiza. Em resposta, o ministro do Interior francês, Bruno Retailleau, anunciou o envio de dois aviões Canadair, que ficariam à disposição da Proteção Civil espanhola para serem destacados para "onde for mais urgente e necessário". Esta cooperação transfronteiriça é um exemplo prático do Mecanismo de Proteção Civil da UE, concebido para prestar assistência coordenada em situações de emergência. A situação em Espanha insere-se num contexto mais vasto de uma vaga de calor "excecional" que afeta grande parte do continente, com temperaturas a ultrapassar os 40 graus em Portugal, França, Itália e nos Balcãs.



Artigos
5
A marcação da reunião de Conselho de Estado a 9 de janeiro, em plena campanha para as presidenciais, marcou o fim de semana de pré-campanha. E também os conselheiros-candidatos foram criticados.

Humberto Correia, 64 anos, natural do Algarve, é uma das surpresas das eleições presidenciais portuguesas de 2026. Independentemente de ser outsider no circuito político tradicional, a entrega de quase 10 mil assinaturas ao Tribunal Constitucional — bem acima do mínimo exigido — garante que o seu nome estará na corrida a Belém. O candidato apresenta-se […] O conteúdo Humberto Correia: Ex-emigrante em França quer ser o próximo Presidente da República aparece primeiro em BOM DIA.

A Vereadora do Partido Socialista de Ílhavo, Sónia Fernandes, optou pela abstenção na votação da proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2026, assumindo uma posição de responsabilidade política e institucional e deixando reparos à maioria PSD no executivo municipal que conduziu este processo com falta de diálogo, insistindo numa […] O conteúdo Ílhavo: Responsabilidade do PS perante insistência do PSD na injustiça e punição fiscal aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Das mudanças no Parlamento após as legislativas à pré-campanha para as eleições presidenciais, quais foram os acontecimentos do ano político? A rúbrica "Além do Óbvio", com Ascenso Simões e Diogo Feio, faz o balanço de 2025.







