Os artigos sublinham a ligação entre as altas temperaturas, a seca severa e a intensidade dos incêndios, apontando-os como sinais dos efeitos das alterações climáticas e reforçando a necessidade de uma resposta europeia conjunta a este desafio crescente.
UE mobiliza ajuda para combater incêndios em Espanha durante vaga de calor extremo
A União Europeia ativou os seus mecanismos de solidariedade em resposta a uma devastadora vaga de incêndios em Espanha, que já causaram três mortos. A França enviou meios aéreos para apoiar os esforços de combate, num momento em que vários países do sul da Europa enfrentam condições meteorológicas extremas. O pedido formal de ajuda partiu do governo espanhol, que solicitou à UE o envio de duas aeronaves Canadair para combater os fogos que assolam várias regiões, com particular gravidade em Castela e Leão e na Galiza. Em resposta, o ministro do Interior francês, Bruno Retailleau, anunciou o envio de dois aviões Canadair, que ficariam à disposição da Proteção Civil espanhola para serem destacados para "onde for mais urgente e necessário". Esta cooperação transfronteiriça é um exemplo prático do Mecanismo de Proteção Civil da UE, concebido para prestar assistência coordenada em situações de emergência. A situação em Espanha insere-se num contexto mais vasto de uma vaga de calor "excecional" que afeta grande parte do continente, com temperaturas a ultrapassar os 40 graus em Portugal, França, Itália e nos Balcãs.



Artigos
5Política
Ver mais
Jornal Mais Ribatejo A recente distribuição de pelouros no executivo da Câmara Municipal de Benavente constitui um caso que merece análise atenta, tanto do ponto de vista político como da gestão pública. A presidente, Sónia Ferreira, decidiu acumular 18 dos 29 pelouros atribuídos, deixando os restantes 11 ao vice-presidente, Paulo Abreu. Nenhum dos vereadores da oposição recebeu competências executivas, embora […] O conteúdo Benavente: Concentração de Pelouros e os Desafios da Boa Governação Local aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Proposta do PS, apresentada no Orçamento do Estado para 2026, visa reduzir custos a 700 mil habitantes e 90 mil empresas da região alentejana Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: PS propõe isenção de portagens na A6 e troços da A2 para residentes e empresas do Alentejo em 2026

O presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo, definiu já a distribuição de pelouros e competências pelos vereadores com funções executivas para o mandato e o autarca mantém sob a sua responsabilidade a coordenação política e administrativa global, assumindo também os eixos de planeamento, finanças, proteção civil e segurança, além da representação municipal em matéria […] The post Presidente da Câmara de Viseu assume cultura, desporto e proteção civil first appeared on Jornal do Centro.

"Foram raros os governos que olharam para o interior como um espaço de dinamismo e um contributo para o crescimento da economia do nosso país", criticou







