Embora esta cláusula tenha sido usada no passado para responder a crises energéticas ou catástrofes, o Parlamento considera que a sua aplicação neste contexto foi inadequada e que foi deliberadamente isolado do processo legislativo. O Parlamento Europeu pede, por isso, a anulação do regulamento do SAFE (Security Action for Europe) e que o processo seja reiniciado, garantindo a sua participação. No entanto, para não prejudicar os países que já manifestaram interesse no programa, como Portugal, o Parlamento solicitou ao TJUE que, caso a sua ação seja aceite, "os efeitos da regulamentação sejam mantidos até que seja substituído por uma nova legislação com a base legal apropriada". Esta disputa institucional evidencia as tensões entre os órgãos da UE sobre as competências em áreas sensíveis como a defesa, num momento em que o bloco procura reforçar a sua autonomia estratégica e capacidade industrial militar.
Parlamento Europeu processa Conselho da UE por exclusão em programa de Defesa de 150 mil milhões de euros
O Parlamento Europeu iniciou uma ação judicial contra o Conselho da União Europeia junto do Tribunal de Justiça da UE (TJUE) devido à sua exclusão da aprovação do programa de empréstimos para a Defesa, conhecido como SAFE. A instituição argumenta que o mecanismo de 150 mil milhões de euros, destinado a financiar a compra conjunta de equipamentos militares pelos Estados-membros, foi aprovado de forma irregular. Em causa está a utilização de uma cláusula de emergência pelo Conselho, por proposta da Comissão Europeia, que permite tomar decisões em matérias económicas e de desastres naturais sem a participação do Parlamento.



Artigos
5
A marcação da reunião de Conselho de Estado a 9 de janeiro, em plena campanha para as presidenciais, marcou o fim de semana de pré-campanha. E também os conselheiros-candidatos foram criticados.

Humberto Correia, 64 anos, natural do Algarve, é uma das surpresas das eleições presidenciais portuguesas de 2026. Independentemente de ser outsider no circuito político tradicional, a entrega de quase 10 mil assinaturas ao Tribunal Constitucional — bem acima do mínimo exigido — garante que o seu nome estará na corrida a Belém. O candidato apresenta-se […] O conteúdo Humberto Correia: Ex-emigrante em França quer ser o próximo Presidente da República aparece primeiro em BOM DIA.

A Vereadora do Partido Socialista de Ílhavo, Sónia Fernandes, optou pela abstenção na votação da proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2026, assumindo uma posição de responsabilidade política e institucional e deixando reparos à maioria PSD no executivo municipal que conduziu este processo com falta de diálogo, insistindo numa […] O conteúdo Ílhavo: Responsabilidade do PS perante insistência do PSD na injustiça e punição fiscal aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Das mudanças no Parlamento após as legislativas à pré-campanha para as eleições presidenciais, quais foram os acontecimentos do ano político? A rúbrica "Além do Óbvio", com Ascenso Simões e Diogo Feio, faz o balanço de 2025.







