A mudança no panorama dos fluxos migratórios levou a que os sírios deixassem de ser a principal nacionalidade a pedir asilo na UE, sendo agora ultrapassados por venezuelanos e afegãos. Esta alteração demográfica também se refletiu nos principais países de destino: "Com menos sírios a solicitar asilo, a Alemanha deixou de ser o principal destino da UE; a França e a Espanha receberam mais pedidos no primeiro semestre de 2025". O Comissário Europeu para os Assuntos Internos e Migração, Magnus Brunner, associou esta tendência positiva à implementação do novo Pacto sobre Migrações e Asilo, que introduziu "procedimentos mais eficientes" para processar pedidos com poucas hipóteses de sucesso. Apesar da redução no número de novos pedidos, o sistema de asilo europeu continua sob pressão, com o número de casos pendentes de decisão em primeira instância a manter-se em níveis quase recorde, atingindo 918.000 no final de junho. A taxa de reconhecimento de asilo também atingiu o nível mais baixo de sempre, caindo para 25% no período analisado.
Pedidos de asilo na UE registam queda de 23% no primeiro semestre de 2025
O número de pedidos de asilo na União Europeia registou uma "quebra significativa" de 23% no primeiro semestre de 2025, totalizando 399 mil requerentes, segundo um relatório da Agência da União Europeia para o Asilo (EUAA). Esta diminuição é largamente atribuída à redução do número de cidadãos sírios a procurar proteção, na sequência da queda do regime de Bashar al-Assad em dezembro de 2024.



Artigos
8
Quando a religião é utilizada como arma política. A análise em tempos de quadras festivas

Apesar de um relatório oficial afirmar que Sérgio poderia ter sido salvo, o processo foi arquivado, e Carla sente que a justiça falhou

Lisboa, 29 dez 2025 (Ecclesia) – O diácono António José da Silva Figueiredo, colaborador da Paróquia de Linda-a-Velha, faleceu na tarde deste domingo aos 78 anos, devido a doença cardiorrespiratória prolongada, informou o Patriarcado de Lisboa. Nascido a 12 de novembro de 1947, na localidade de Camacupa, na Diocese de Kuíto-Bié, em Angola, foi ordenado […]

A ANAC passará a apurar mensalmente a receita e a transferir os montantes à PSP e GNR nos primeiros cinco dias úteis do mês seguinte, corrigindo constrangimentos operacionais do modelo anterior.







