O projeto da Contemporary Amperex Technology Co.

Limited (CATL), avaliado em cerca de três mil milhões de euros, é uma peça fundamental para a cadeia de abastecimento de veículos elétricos na Europa. A fábrica, com uma área equivalente a quase 100 campos de futebol, visa responder à crescente procura no continente e promete criar milhares de empregos locais quando entrar em fase de produção.

No entanto, a decisão de trazer dois mil trabalhadores da China para a construção da unidade levantou preocupações. Especialistas alertam para o risco de uma "dependência excessiva da China" e questionam a relutância da empresa em partilhar tecnologia e conhecimento com os trabalhadores espanhóis. Embora a CATL se tenha comprometido a recrutar e formar três mil trabalhadores locais para a fase de operação, sindicatos e analistas veem a importação de mão de obra como um sinal da aposta de Pequim em "consolidar dependências externas da sua indústria de ponta". O investimento é visto como estratégico para a transição energética europeia, mas também como um reflexo da necessidade de a Europa desenvolver o seu próprio *know-how* e capacidade industrial para não ficar refém de potências estrangeiras num setor tão crítico como o das baterias para veículos elétricos.