A investigação aponta que as atividades de espionagem se tornaram "particularmente agressivas" durante o período em que Olivér Várhelyi, atual Comissário Europeu, era o embaixador da Hungria junto da UE, sugerindo que ele "tinha certamente conhecimento das atividades". Um porta-voz da Comissão Europeia afirmou que o executivo "leva muito a sério estas alegações" e que será criado um grupo interno para as analisar, reforçando o compromisso em proteger as suas instituições de qualquer recolha ilegal de informações.
Comissão Europeia Investiga Alegada Rede de Espionagem Húngara em Bruxelas
A Comissão Europeia anunciou que vai analisar as alegações de uma investigação jornalística que denuncia uma suposta operação de espionagem da Hungria dentro das instituições da União Europeia. A investigação, conduzida por um consórcio de meios de comunicação europeus, alega que os serviços secretos húngaros tentaram recrutar funcionários da Comissão para obterem informações confidenciais. Segundo a investigação, a operação secreta, inspirada em métodos do KGB, decorreu entre 2012 e 2018 e visava "ser informada antecipadamente de qualquer medida suscetível de prejudicar os interesses" do governo de Viktor Orbán. O centro de investigação húngaro Direkt36 detalha que "todos os cidadãos húngaros que trabalhavam na Comissão e que tinham valor potencial em matéria de informações foram considerados um alvo de recrutamento". Diplomatas fictícios, a operar sob cobertura na representação oficial da Hungria em Bruxelas, teriam abordado estes funcionários, pedindo-lhes para influenciar relatórios e partilhar documentos sensíveis em troca de dinheiro ou progressão na carreira.



Artigos
10Política
Ver mais
A ministra do Trabalho, Maria do Rosário Palma Ramalho, afirmou esta segunda-feira, em entrevista à RTP Notícias, que o Governo não irá retirar a proposta de revisão do Código do Trabalho, apesar da convocação de uma greve geral pelas duas centrais sindicais, a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) e a União Geral de Trabalhadores (UGT).

Paulo Raimundo acusa executivo de não ter “em conta a realidade do país” O conteúdo PCP diz que Governo não quer negociar pacote laboral aparece primeiro em O MINHO.

Um ex-inspetor da Polícia Judiciária que participou na investigação da 'Operação Lex' confirmou hoje em tribunal terem sido detetados "numerosos movimentos bancários" entre o ex-juiz Rui Rangel, o seu alegado 'testa-de-ferro' Santos Martins e o empresário José Veiga.

Operação Marquês O conteúdo Julgamento suspenso até 04 de dezembro para Sócrates designar advogado aparece primeiro em O MINHO.






