Outra novidade significativa é a criação de uma carta de condução digital, acessível através de telemóvel, que se tornará o formato principal na UE. Para responder à escassez de motoristas profissionais, as novas regras permitem que jovens de 18 anos obtenham a carta para camiões (categoria C), desde que possuam um certificado de aptidão profissional. A formação para o exame de condução passará a incluir novos temas, como os riscos de ângulo morto e a distração causada pelo uso do telemóvel. As novas regras, que ainda terão de ser transpostas para a legislação nacional, representam um esforço para adaptar a regulamentação da condução às novas realidades tecnológicas e sociais.
Parlamento Europeu aprova condução aos 17 anos e carta de condução digital
O Parlamento Europeu aprovou uma importante modernização das regras sobre cartas de condução na União Europeia, que permitirá aos jovens de 17 anos conduzir acompanhados por um condutor experiente e introduzirá a carta de condução em formato digital. As medidas, que visam aumentar a segurança rodoviária e harmonizar as práticas no bloco, terão um impacto direto na vida de milhões de cidadãos. Com a "luz verde" dos eurodeputados, os jovens de 17 anos poderão obter a carta de condução para automóveis ligeiros (categoria B), mas só poderão conduzir na presença de um acompanhante experiente até completarem 18 anos. A reforma introduz também, pela primeira vez, um período probatório mínimo de dois anos para todos os novos condutores, durante o qual estarão sujeitos a sanções mais rigorosas por infrações como a condução sob o efeito do álcool.



Artigos
8
A Justiça está a investigar ajustes diretos na Marinha durante o período de Gouveia e Melo. Os investigadores consideram que houve uma concentração excessiva de encomendas numa única empresa. Gouveia e Melo garante que só recebeu o seu salário.

Depois de ter sido obrigado a retirar da via pública os cartazes dirigidos à comunidade cigana, na sequência de uma decisão do Tribunal Cível de Lisboa, André Ventura volta a atacar. Os outdoors que tinham sido retirados continham a seguinte frase: “Os ciganos têm de cumprir a lei”, cuja afixação foi considerada ilícita pelo tribunal. […] O conteúdo ANDRÉ VENTURA ‘CONTRA-ATACA’ COM NOVO CARTAZ (VÍDEO) aparece primeiro em 24Horas.

As alegações finais começaram esta segunda-feira, no Tribunal de São João Novo, no Porto.

A Marinha não foi informada de qualquer investigação do Ministério Público aos ajustes diretos aprovados por Gouveia e Melo. Segundo a Revista Sábado, o Ministério Público mantém há pelo menos quatro anos um inquérito aberto a 57 contratos de aquisição de coletes salva-vidas.







