Entre as ligações emblemáticas está a linha Lisboa-Madrid, que permitirá uma viagem de três horas entre as duas capitais ibéricas até 2034, e uma ligação Lisboa-Paris em nove horas, uma redução drástica face às atuais 26 horas.
Outras rotas, como Berlim-Copenhaga e Sófia-Atenas, verão os seus tempos de viagem reduzidos em mais de 50%.
Para concretizar esta visão, Bruxelas propõe eliminar os estrangulamentos transfronteiriços, desenvolver uma estratégia de financiamento coordenada e melhorar as condições para os operadores ferroviários.
O comissário europeu dos Transportes, Apostolos Tzitzikostas, anunciou ainda a intenção de criar, até 2026, um bilhete único intermodal que permita combinar diferentes meios de transporte e empresas numa única reserva.
O comissário destacou que a ligação Madrid-Lisboa "será uma realidade nos próximos anos", sublinhando o diálogo constante com os governos de Portugal, Espanha e França para garantir a conectividade da Península Ibérica.
O investimento total para completar a rede prevista é estimado em 345 mil milhões de euros até 2040, com a Comissão a dar prioridade a estes projetos no financiamento europeu.













