Estas iniciativas ocorrem durante uma digressão europeia do Presidente Volodymyr Zelensky, que procura consolidar o apoio dos seus parceiros. Durante a sua visita a Madrid, o Presidente Zelensky assegurou um importante pacote de apoio de Espanha.

O primeiro-ministro Pedro Sánchez anunciou que o país irá desbloquear 615 milhões de euros para apoio militar nas próximas semanas. Este valor divide-se em 350 milhões no âmbito de um acordo bilateral, 100 milhões para o mecanismo da NATO de compra de equipamento norte-americano (PURL), e 215 milhões através do programa europeu SAFE.

Sánchez prometeu "apoio total e firme" até ser alcançada uma "paz justa e duradoura".

Em Paris, Zelensky assinou o que descreveu como um "acordo histórico" com o Presidente Emmanuel Macron.

A França comprometeu-se a fornecer até 100 caças Rafale F4, sistemas de defesa aérea SAMP/T, radares e drones ao longo dos próximos dez anos.

A Polónia também anunciou a sua adesão ao programa PURL, contribuindo com 100 milhões de dólares para financiar a compra de armamento norte-americano para Kiev. Por sua vez, a Finlândia anunciou que irá solicitar mil milhões de euros do fundo SAFE da UE para fortalecer a sua indústria de defesa e participar em aquisições conjuntas, incluindo projetos com a Ucrânia.