Estas iniciativas representam uma mudança estratégica significativa, impulsionada pela guerra na Ucrânia e pela necessidade de maior autonomia. A Comissão Europeia apresentou um pacote legislativo para criar uma área de mobilidade militar na UE até 2027, apelidada de "Schengen Militar". O objetivo é "facilitar a movimentação rápida e eficiente de tropas, equipamentos e meios militares em toda a Europa", reduzindo drasticamente os prazos para autorizações de trânsito transfronteiriço de 45 para apenas três dias. A proposta inclui a harmonização de regras, a criação de um quadro de emergência para procedimentos acelerados e o reforço das infraestruturas de transporte de dupla utilização (civil e militar), com um orçamento proposto de 17,65 mil milhões de euros no próximo Quadro Financeiro Plurianual. Paralelamente, o Parlamento Europeu prepara-se para aprovar o primeiro Programa da Indústria de Defesa Europeia, dotado de um orçamento de 1,5 mil milhões de euros. Este programa visa promover a contratação pública conjunta, intensificar a capacidade produtiva da base industrial de defesa europeia e aumentar o apoio à Ucrânia, destinando 300 milhões de euros para a modernização da sua indústria de defesa. Como afirmou António Costa, Presidente do Conselho Europeu, a defesa tornou-se uma "nova dimensão da União Europeia", refletindo uma mudança radical na perceção de segurança do bloco.
UE avança com "Schengen Militar" e reforço da indústria de defesa
A União Europeia deu passos concretos para aprofundar a sua integração no setor da defesa, com a proposta de criação de um "Schengen Militar" para facilitar a mobilidade de tropas e a aprovação de um programa para reforçar a indústria de defesa europeia.



Artigos
12
A marcação da reunião de Conselho de Estado a 9 de janeiro, em plena campanha para as presidenciais, marcou o fim de semana de pré-campanha. E também os conselheiros-candidatos foram criticados.

Humberto Correia, 64 anos, natural do Algarve, é uma das surpresas das eleições presidenciais portuguesas de 2026. Independentemente de ser outsider no circuito político tradicional, a entrega de quase 10 mil assinaturas ao Tribunal Constitucional — bem acima do mínimo exigido — garante que o seu nome estará na corrida a Belém. O candidato apresenta-se […] O conteúdo Humberto Correia: Ex-emigrante em França quer ser o próximo Presidente da República aparece primeiro em BOM DIA.

A Vereadora do Partido Socialista de Ílhavo, Sónia Fernandes, optou pela abstenção na votação da proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2026, assumindo uma posição de responsabilidade política e institucional e deixando reparos à maioria PSD no executivo municipal que conduziu este processo com falta de diálogo, insistindo numa […] O conteúdo Ílhavo: Responsabilidade do PS perante insistência do PSD na injustiça e punição fiscal aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Das mudanças no Parlamento após as legislativas à pré-campanha para as eleições presidenciais, quais foram os acontecimentos do ano político? A rúbrica "Além do Óbvio", com Ascenso Simões e Diogo Feio, faz o balanço de 2025.







